Estudo exploratório sobre mundos virtuais e agentes conversacionais na educação a distância
View/ Open
Date
2018Author
Type
Title alternative
Exploratory study on virtual worlds and conversational agents in distance education
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre o uso de Mundos Virtuais integrados com Agentes Conversacionais para promover o senso de presença do estudante, buscando a contribuir com o processo de aprendizagem na Educação a Distância. Este esforço se deu pois os Ambientes Virtuais de Aprendizagem tradicionalmente usados são majoritariamente textuais, e há uma carência de acompanhamento individualizado. Obteve-se relatos positivos de estudantes que utilizaram o ambiente, mas salientou-se a ...
Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre o uso de Mundos Virtuais integrados com Agentes Conversacionais para promover o senso de presença do estudante, buscando a contribuir com o processo de aprendizagem na Educação a Distância. Este esforço se deu pois os Ambientes Virtuais de Aprendizagem tradicionalmente usados são majoritariamente textuais, e há uma carência de acompanhamento individualizado. Obteve-se relatos positivos de estudantes que utilizaram o ambiente, mas salientou-se algumas dificuldades inerentes ao uso de uma nova tecnologia instrucional, apontando para mudanças necessárias na forma como a abordagem deve ser conduzida. ...
Abstract
This paper presents an exploratory study about the use of Virtual Worlds integrated with Conversational Agents to promote the student’s sense of presence, in order to contribute with the learning process in Distance Education. This effort was made because the Virtual Learning Environments traditionally used are mostly textual, and there is a lack of individualized monitoring. It was obtained positive reports of students who accessed the environment, but it was highlighted some difficulties inhe ...
This paper presents an exploratory study about the use of Virtual Worlds integrated with Conversational Agents to promote the student’s sense of presence, in order to contribute with the learning process in Distance Education. This effort was made because the Virtual Learning Environments traditionally used are mostly textual, and there is a lack of individualized monitoring. It was obtained positive reports of students who accessed the environment, but it was highlighted some difficulties inherent in using a new instructional technology, pointing to necessary changes in the way the approach should be conducted. ...
In
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), 10 p.
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40977)Exact and Earth Sciences (6198)
This item is licensed under a Creative Commons License