Didática da sala de aula : entre abertura e estruturação
dc.contributor.author | Brügelmann, Hans | pt_BR |
dc.contributor.author | Guimaraes, Elaine Padilha | pt_BR |
dc.contributor.author | Doll, Johannes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-31T04:20:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0100-3143 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/226307 | pt_BR |
dc.description.abstract | A escola não pode ser mais um lugar de simples instrução. O ensino precisa-se abrir: para as grandes diferenças entre os alunos, para a aprendizagem como uma apropriação ativa do mundo e para os direitos dos adolescentes à autodeterminação e participação (Convenção sobre os direitos das crianças da ONU). Com isso muda o papel do educador: do superior ao parceiro. Invés de ensinar, ele estimula, desafia, critica e apoia. Para isso, também uma aula aberta precisa de estruturas - em relação ao conteúdo, ao método e às relações sociais. Porém, diferentemente da didática tradicional, estas estruturas não são impostas, mas negociadas entre os participantes. Escola como um lugar de encontro - entre gerações e culturas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Schule heute kann kein Ort der Belehrung mehr sein. Unterricht muss sich öffnen: für die großen Unterschiede zwischen den Schülern, für Lernen als eine aktive Aneignung der Welt und für das Recht der Heranwachsenden auf Selbst- und Mitbestimmung (UN-Kinderrechtskonvention). Damit verändert sich die Rolle der Lehrperson: vom Vorgesetzten zum Gegenüber. Statt zu belehren regt sie an, fordert sie heraus, kritisiert und unterstützt sie. Dafür braucht auch ein offener Unterricht Strukturen - inhaltliche, methodische und soziale. Anders als in der traditionellen Didaktik werden sie allerdings nicht "von oben" vorgegeben, sondern zwischen den Beteiligten ausgehandelt. Schule als Ort der Begegnung - zwischen den Generationen und Kulturen. | de |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 40, n. 2 (abr./jun. 2015), p. 349-374 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Direitos da criança | pt_BR |
dc.subject | Lehrerrolle | de |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Educação democrática | pt_BR |
dc.subject | Escola aberta | pt_BR |
dc.subject | Aula | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Função | pt_BR |
dc.subject | Construtivismo | pt_BR |
dc.title | Didática da sala de aula : entre abertura e estruturação | pt_BR |
dc.title.alternative | Unterricht muss offener geplant, die Offenheit aber auch klar strukturiert werden | de |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000969203 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (41542)Humanities (7225)