Show simple item record

dc.contributor.authorBrügelmann, Hanspt_BR
dc.contributor.authorGuimaraes, Elaine Padilhapt_BR
dc.contributor.authorDoll, Johannespt_BR
dc.date.accessioned2021-08-31T04:20:38Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/226307pt_BR
dc.description.abstractA escola não pode ser mais um lugar de simples instrução. O ensino precisa-se abrir: para as grandes diferenças entre os alunos, para a aprendizagem como uma apropriação ativa do mundo e para os direitos dos adolescentes à autodeterminação e participação (Convenção sobre os direitos das crianças da ONU). Com isso muda o papel do educador: do superior ao parceiro. Invés de ensinar, ele estimula, desafia, critica e apoia. Para isso, também uma aula aberta precisa de estruturas - em relação ao conteúdo, ao método e às relações sociais. Porém, diferentemente da didática tradicional, estas estruturas não são impostas, mas negociadas entre os participantes. Escola como um lugar de encontro - entre gerações e culturas.pt_BR
dc.description.abstractSchule heute kann kein Ort der Belehrung mehr sein. Unterricht muss sich öffnen: für die großen Unterschiede zwischen den Schülern, für Lernen als eine aktive Aneignung der Welt und für das Recht der Heranwachsenden auf Selbst- und Mitbestimmung (UN-Kinderrechtskonvention). Damit verändert sich die Rolle der Lehrperson: vom Vorgesetzten zum Gegenüber. Statt zu belehren regt sie an, fordert sie heraus, kritisiert und unterstützt sie. Dafür braucht auch ein offener Unterricht Strukturen - inhaltliche, methodische und soziale. Anders als in der traditionellen Didaktik werden sie allerdings nicht "von oben" vorgegeben, sondern zwischen den Beteiligten ausgehandelt. Schule als Ort der Begegnung - zwischen den Generationen und Kulturen.de
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 40, n. 2 (abr./jun. 2015), p. 349-374pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDireitos da criançapt_BR
dc.subjectLehrerrollede
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducação democráticapt_BR
dc.subjectEscola abertapt_BR
dc.subjectAulapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFunçãopt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.titleDidática da sala de aula : entre abertura e estruturaçãopt_BR
dc.title.alternativeUnterricht muss offener geplant, die Offenheit aber auch klar strukturiert werden de
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000969203pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record