Análise de necessidades relativas ao inglês para fins acadêmicos (IFA) em uma instituição de ensino superior (IES) pública brasileira
Fecha
2020Autor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
presente dissertação é o resultado de uma pesquisa voltada para o levantamento de necessidades relativas ao ensino de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) em uma instituição de ensino superior (IES) pública brasileira. Segundo Flowerdew (2013), o levantamento de necessidades é a primeira etapa no desenvolvimento de um curso de Inglês para Fins Acadêmicos (IFE). Ao fazer-se uma análise de necessidades, é possível obter dados que irão informar a concepção de programas, bem como a seleção e o desenvo ...
presente dissertação é o resultado de uma pesquisa voltada para o levantamento de necessidades relativas ao ensino de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) em uma instituição de ensino superior (IES) pública brasileira. Segundo Flowerdew (2013), o levantamento de necessidades é a primeira etapa no desenvolvimento de um curso de Inglês para Fins Acadêmicos (IFE). Ao fazer-se uma análise de necessidades, é possível obter dados que irão informar a concepção de programas, bem como a seleção e o desenvolvimento de cursos e materiais que estarão alinhados não apenas com os perfis e as necessidades dos alunos, mas também com as necessidades, as percepções e os interesses de outros atores importantes (stakeholders), como, por exemplo, empregadores, governo e órgãos de financiamento. A partir do exposto, este trabalho tem como objetivo geral identificar as necessidades relativas ao IFA da comunidade acadêmica de uma IES pública brasileira, por meio de um questionário on-line. Em especial, espera-se traçar o perfil geral da comunidade acadêmica; verificar sua percepção sobre a importância do inglês no âmbito acadêmico; elencar os contextos nos quais o inglês é usado pelos respondentes nessa universidade; identificar suas necessidades e suas dificuldades linguísticas; listar estratégias usadas para aprender e para resolver problemas linguísticos tanto de inglês geral quanto de inglês acadêmico; averiguar a percepção dos respondentes sobre os benefícios, os desafios e os riscos do uso do inglês como meio de instrução em âmbito acadêmico; e, por fim, investigar a relação dessa comunidade com recursos tecnológicos. Para tanto, em uma pesquisa com base quantitativa caracterizada como um estudo de caso, desenvolvemos e aplicamos um questionário on-line, que foi respondido por membros da comunidade acadêmica da universidade em questão a respeito de suas experiências e necessidades relativas ao inglês em contexto acadêmico. Os resultados obtidos revelaram, por exemplo, que os respondentes são jovens, com idades entre 20 e 30 anos (73,6%); em sua maioria (68,7%) do gênero feminino; fazem parte da categoria alunos de graduação e pós-graduação, sendo 52% oriundos de cursos de graduação e 44,3% de cursos de pós-graduação; percebem o inglês, no âmbito acadêmico, como extremamente importante (74,3%, N = 249). Em relação aos gêneros acadêmicos mais necessários, destacaram-se as seguintes necessidades: ler artigos acadêmicos (96,6%, N = 336) e livros e/ou capítulos de livros (92,2%, N = 321), assistir a palestras (72,4%, N = 252) e escrever resumos de artigos (71,0%, N = 247). Esperamos que nosso estudo contribua para informar o desenvolvimento de programas, cursos e materiais que possam auxiliar na melhoria da proficiência em IFA de estudantes, professores e servidores da IES estudada. ...
Abstract
This dissertation is the result of a research aimed at surveying needs related to the teaching of English for Academic Purposes (IFA) in a Brazilian public higher education institution (HEI). According to Flowerdew (2013), the needs assessment is the first step in the development of an English for Academic Purposes (IFE) course. By carrying out a needs analysis, it is possible to obtain data that will inform the design of programs, as well as the selection and development of courses and materia ...
This dissertation is the result of a research aimed at surveying needs related to the teaching of English for Academic Purposes (IFA) in a Brazilian public higher education institution (HEI). According to Flowerdew (2013), the needs assessment is the first step in the development of an English for Academic Purposes (IFE) course. By carrying out a needs analysis, it is possible to obtain data that will inform the design of programs, as well as the selection and development of courses and materials that will be aligned not only with the profiles and needs of students, but also with the needs, perceptions and interests of other important stakeholders, such as employers, government and funding agencies. Based on the above, the present work has as general objective to identify the needs related to academic English of the academic community of a Brazilian public HEI, through an online questionnaire. In particular, we will draw the general profile of the academic community; check their perception of the importance of English in the academic environment; list the contexts in which English is used by respondents at this university; identify their needs regarding academic genres, skills and language difficulties; list strategies used to learn and solve linguistic problems in both General English and Academic English; ascertain the respondents' perception of the benefits, challenges and risks of using English as a Means of Instruction (EMI); and, finally, to investigate the relationship of this community with technological resources. Therefore, in a quantitative-based research characterized as a case study, we developed and applied an online questionnaire, which was answered by members of the academic community of the university regarding their experiences and needs related to English in an academic context. The results obtained revealed, for example, that the respondents are young, aged between 20 and 30 years (73.6%), mostly female (68.7%), and are part of the undergraduate (52%) and graduate programs (44.3%) who perceive English as extremely important (74.3%, N = 249). Regarding academic genres and skills, reading academic articles (96.6%, N = 336) and books and/or book chapters (92.2%, = N) were highlighted as the most necessary (N = 321). We hope that our study will contribute to inform the development of programs, courses and materials that can help improve the IFA proficiency of students, professors and employees of the studied HEI. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Colecciones
-
Lingüística, Letras y Artes (2877)Letras (1771)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License