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dc.contributor.advisorRossato, Maíra Suertegaraypt_BR
dc.contributor.authorMontesdioca, Maurício Zimmermannpt_BR
dc.date.accessioned2021-08-28T04:29:28Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/226264pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa parte de inquietações deste pesquisador em relação à forma como as paisagens do globo são representadas pelos alunos. Nesse sentido, através de um experimento, procuramos entender se as representações dos discentes seguiam um padrão. Em caso afirmativo, analisamos os motivos pelos quais estes ocorriam e, a partir disso, elaboramos um método que possibilitasse uma desconstrução em relação à forma, procurando saber como se dão estas representações. Propicia-se, com isso, uma maior reflexão dos educandos em relação a futuras análises de imagens. Para tal, fez-se necessário problematizar a percepção dos educandos em relação às paisagens do Irã, no Oriente Médio, bem como verificar se a metodologia proposta alcançaria o objetivo de modificar a percepção que os estudantes trazem desse país, além de verificar se a metodologia proposta alcança esse objetivo. Através da disciplina de Geografia, observamos que a falta de conformidade na representação das paisagens distantes, por parte dos educandos, mostrou a necessidade de uma pesquisa que possibilitasse a criação de uma metodologia que fomentasse uma complexificação da percepção das paisagens nas mentes dos alunos. Para alcançar o objetivo, foi realizado um experimento com alunos do nono ano, da rede municipal de Sapucaia do Sul, onde num primeiro momento, foi realizado um questionário com perguntas direcionadas às características do Irã, visando observar a percepção deles sobre o referido local e com o propósito de analisar se havia, ou não, um estereótipo em relação àquele espaço. Num segundo momento, foram repassadas imagens da capital iraniana, visando destacar aspectos positivos daquele espaço. Num terceiro momento, houve uma análise para ver se as respostas obtidas, naquele primeiro momento, sofreram alguma alteração após a exibição das imagens. A partir disso, os dados foram quantificados em tabelas e analisados, visando avaliar se havia ou não um padrão nas respostas. Os resultados foram em direção à hipótese trabalhada, pois houve, sim, uma representação sem conformidade do referido espaço, e as imagens puderam ser analisadas para desconstruir tais estereótipos, já que praticamente todas as respostas do questionário tiveram alteração após a sua exibição. Portanto, esta pesquisa mostrou- se útil para a educação, tendo em vista que ela possibilitará aos docentes uma metodologia prática, que propiciará a formação do pensamento crítico, para se trabalhar questões relacionadas à representação de paisagens.pt_BR
dc.description.abstractThis research is based on the concerns of this researcher regarding the way in which the landscapes of the globe are represented to the students. In this sense, through an experiment, we try to understand if the students' representations followed a pattern and, if so, analyze the reasons why they occurred. Next, it was elaborated a method that make possible a deconstruction of these representations, providing a greater reflection of the students to the future image analysis. It was questioned the perception of students in relation to Iran's landscapes in the Middle East, as well as verified whether the proposed methodology achieves the objective of modifying the perception that students have about the landscape.Through the subject of Geography, we observed that the lack of conformity in the representation of distant landscapes, on the part of students from afar, justifying the research that allows the creation of a methodology that challenge the perception of landscapes in the minds of students. To achieve the objective, an experiment was conducted with students of the ninth year of the municipal network of Sapucaia do Sul, where, at first, a questionnaire was applied with questions directed to the characteristics of Iran, aiming at observing the students' perception of the country and for the purpose of analyzing whether there was a stereotype of the country. The second step was to present images of the Iranian capital, highlighting the positive aspects of the country. In a third moment, there was an analysis to check if the answers obtained at first suffered any changes after the images of the Iranian capital were displayed. From this, the data were quantified in tables and analyzed, to assess whether there was a pattern in the responses. The results demonstrated support to the hypothesis, showcasing that there was a representation without conformity of the referred country, and the images could be used to deconstruct stereotypes, since practically all the answers to the questionnaire changed after the images were displayed. Therefore, this research proved to be useful for education, providing teachers with a practical methodology for the formation of critical thinking in students and to work on issues related to the representation of landscapes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhotographic language,en
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectInformation and communication technologiesen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectLinguagem fotográficapt_BR
dc.subjectLandscapesen
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectRepresentation and educationen
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.titleA utilização da fotografia como linguagem para a representação de paisagenspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001130585pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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