As cores no universo cinematográfico : paletas de cores utilizadas na saga Harry Potter
View/ Open
Date
2021Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho busca compreender como as Sagas cinematográficas são capazes de influenciar seus espectadores através de suas estratégias visuais e como as cores são utilizadas como elemento importante da narrativa fílmica. Com isso, foi escolhida a Saga Harry Potter (2000-2010) como objeto empírico para uma análise mais pro-funda de suas paletas de cores e seus significados pretendidos e os obtidos, susten-tadas pelo suporte teórico da Psicologia das Cores de Eva Heller (2012) e a Roda das Emoçõ ...
Este trabalho busca compreender como as Sagas cinematográficas são capazes de influenciar seus espectadores através de suas estratégias visuais e como as cores são utilizadas como elemento importante da narrativa fílmica. Com isso, foi escolhida a Saga Harry Potter (2000-2010) como objeto empírico para uma análise mais pro-funda de suas paletas de cores e seus significados pretendidos e os obtidos, susten-tadas pelo suporte teórico da Psicologia das Cores de Eva Heller (2012) e a Roda das Emoções de Robert Plutchik (1980). Permitindo, assim, a possibilidade de eluci-dar pensamentos sobre como o uso das cores na narrativa cinematográfica da Série faz com que seu público se identifique com o enredo e perceba as mudanças ocorri-das. Na Saga Harry Potter, o toque mágico é representado por cores específicas, escolhidas pela autora J.K. Rowling, que levam o público a se identificarem e enten-derem a mensagem previamente, mesmo que inconscientemente. Percebeu-se que a Saga, ao utilizar-se da psicologia das cores como narrativa, faz com que o espec-tador consiga antecipar o sentimento pretendido no momento da cena, como: angús-tia, solidão, medo, excitação, ganância, conforto, surpresa, superação, entre outros. Levando em consideração os apontamentos apresentados, entende-se a importân-cia e o porquê da cor e seus significados como instrumento fundamental na narrativa fílmica. Este artigo sugere novas pesquisas que venham a utilizar a mesma aborda-gem aqui desenvolvida em outras sagas ou séries, a fim de identificar padrões de cores vinculadas a sentimentos nas narrativas, trazendo assim, discussões mais aprofundadas sobre as cores no universo cinematográfico e seus significados. ...
Abstract
This work seeks to understand how cinematographic Sagas are able to influence their viewers through their visual strategies and how colors are used as an important element of the film narrative. Thus, the Harry Potter Saga (2000-2010) was chosen as an empirical object for a deeper analysis of its color palettes and their intended and obtained meanings, supported by the theoretical support of Color Psychology by Eva Heller (2012) and Robert Plutchik's Wheel of Emotions (1980). Thus, allowing the ...
This work seeks to understand how cinematographic Sagas are able to influence their viewers through their visual strategies and how colors are used as an important element of the film narrative. Thus, the Harry Potter Saga (2000-2010) was chosen as an empirical object for a deeper analysis of its color palettes and their intended and obtained meanings, supported by the theoretical support of Color Psychology by Eva Heller (2012) and Robert Plutchik's Wheel of Emotions (1980). Thus, allowing the possibility to elucidate thoughts on how the use of colors in the cinematic narrati-ve of the Series makes its audience identify with the plot and perceive the changes that have occurred. In the Harry Potter Sagas, the magic touch is represented by specific colors, chosen by the author J.K. Rowling, that lead the audience to identify and understand the message beforehand, even if unconsciously. It was noticed that the Saga, using color psychology as a narrative, makes the viewer able to anticipate the feeling intended at the time of the scene, such as: anguish, loneliness, fear, exci-tement, greed, comfort, surprise, overcoming, among others. Taking into account the notes presented, it is understood the importance and why of color and its meanings as a fundamental instrument in the film narrative. This article suggests new research that will use the same approach developed here in other sagas or series, in order to identify color patterns linked to feelings in the narratives, thus bringing more in-depth discussions about colors in the cinematographic universe and its Meanings. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Especialização em Design Cenográfico.
Collections
-
Applied and Social Sciences (3537)
This item is licensed under a Creative Commons License