Facebook : um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da matemática
dc.contributor.author | Bona, Aline Silva de | pt_BR |
dc.contributor.author | Basso, Marcus Vinicius de Azevedo | pt_BR |
dc.contributor.author | Fagundes, Léa da Cruz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-26T04:10:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/226210 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa-ação de doutoramento em Informática na Educação Matemática, que define espaço de aprendizagem digital da matemática, como exemplo a rede social Facebook, e aponta a aprendizagem cooperativa como uma forma de aprender a aprender matemática atrativa aos estudantes mediada pelas tecnologias digitais online. Tendo como referencial a Teoria do Jean Piaget para explicar a aprendizagem cooperativa e a forma de abstração reflexionante registrado no espaço digital. Um dos resultados desta pesquisa é a construção dos conceitos de matemática de forma cooperativa no Facebook por 24 estudantes do 2° ano do ensino médio integrado do IFRS - Campus Osório em 2012-1. | pt_BR |
dc.description.abstract | The article presents an outline of an action research doctorate in Computer Science in Mathematics Education, which defines the space of digital learning of mathematics, such as the social network Facebook, and points to the cooperative learning as a way of learning to learn math attractive to students mediated by digital technologies online. Taking as reference the Theory of Jean Piaget to explain the cooperative learning and reflective abstraction form recorded in the digital space. One result of this research is the construction of math concepts cooperatively on Facebook for 24 students in 2nd year high school integrated IFRS - Campus Osório in 2012-1. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 10, n. 3 (dez. 2012), [9 p.] | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Reflective abstraction | en |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.subject | Math problems | en |
dc.subject | Problemas de matemática | pt_BR |
dc.subject | Social network | en |
dc.title | Facebook : um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | Facebook : a possible space of digital cooperative learning of mathematics | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000902451 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39166)Ciências Exatas e da Terra (5964)