Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDe Bona, Aline Silvapt_BR
dc.contributor.authorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorFagundes, Léa da Cruzpt_BR
dc.date.accessioned2021-08-26T04:09:17Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/226170pt_BR
dc.description.abstractO trabalho pretende possibilitar a reflexão sobre a questão da educação a distância em matemática, não como uma novidade inovadora, mas como uma modalidade que integra o ensino presencial e a distância, e que viabiliza neste momento uma reflexão - critica sobre a prática docente de muitos professores. Este trabalho é consequência parcial de uma pesquisa-ação denominada Portfólios de Matemática, realizada numa escola pública estadual de Porto Alegre em 2009 e 2010, onde os estudantes apontam que as tecnologias digitais são contextos interdisciplinares para a matemática. Ainda, apontam-se as tecnologias digitais como a internet um meio ótimo para a disseminação da educação a distância e as dificuldades de conceituação desta modalidade segundo a legislação brasileira, assim como a permanente problemática da avaliação do processo de aprendizagem dos estudantes. A metodologia deste trabalho é uma pesquisa bibliográfica alicerçada numa prática docente incorporando a utilização de portfólio de matemática, e que tem a finalidade de construir ideias para o referencial teórico da pesquisa em desenvolvimento do doutorado denominada: Interfaces digitais: um espaço para compreender o processo de aprendizagem de matemática.pt_BR
dc.description.abstractThis paper is intended to allow reflection on the issue of distance education in mathematics, not as a new innovative, but as a mode that integrates classroom and distance learning, and this time one that allows reflection - complains about the practice of teaching many teachers. This work is partially a result of an action research called Portfolio Mathematics, held at a public school in Porto Alegre in 2009 and 2010, where students indicate that digital technologies are interdisciplinary contexts for mathematics. Still, they point to digital technologies like the Internet a great way to spread the distance and difficulties of conceptualization of this mode according to Brazilian legislation and the ongoing problem of evaluation of the learning process of students. The methodology of this study is a literature rooted in a practice of teaching mathematics incorporated in the portfolio, which aims to build ideas for the theoretical development of research in the doctoral program, in part, titled: Digital interfaces: a space for understanding process of learning mathematics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 1 (2011), [10 f.]pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPortfolio mathematics distance educationen
dc.subjectAprendizagem : Matematicapt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectMathematics education metacognitionen
dc.titleReflexões sobre a educação a distância na educação matemáticapt_BR
dc.title.alternativeReflections on distance learning in mathematics education en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000792317pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples