Formação de professores no estágio de língua inglesa : os momentos de orientação com o professor universitário
View/ Open
Date
2021Type
Title alternative
Teachers' development in the English practicum course : the mentoring moments with the university advisor
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O Estágio Curricular Supervisionado é uma política educacional, na qual os alunos-professores realizam a prática pedagógica em sua área profissional em uma escola de educação básica, sob a responsabilidade de um profissional já habilitado. Com base em pesquisa qualitativa interpretativa (ERICKSON, 1990; MASON, 1996) de orientação etnográfica (HAMMERSLEY; ATKINSON, 2007), neste trabalho analisamos como ocorrem os momentos de orientação entre uma professora universitária e uma dupla de alunos-pro ...
O Estágio Curricular Supervisionado é uma política educacional, na qual os alunos-professores realizam a prática pedagógica em sua área profissional em uma escola de educação básica, sob a responsabilidade de um profissional já habilitado. Com base em pesquisa qualitativa interpretativa (ERICKSON, 1990; MASON, 1996) de orientação etnográfica (HAMMERSLEY; ATKINSON, 2007), neste trabalho analisamos como ocorrem os momentos de orientação entre uma professora universitária e uma dupla de alunos-professores em uma turma de Estágio de Inglês. Os dados foram gerados em uma universidade pública federal localizada no sul do Brasil por meio de anotações de campo, gravações em áudio e vídeo, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Os dados apontam que, no cenário investigado, há quatro tipos de orientação ao longo do semestre: orientação a distância, orientação em grupo, feedback pós-observação e encontros individuais. Identificamos que, nas orientações, a prática pedagógica dos alunos-professores era tanto o ponto de partida quanto o de chegada (PÉREZ-GÓMEZ, 1995). Além disso, verificou-se que, nessas interações, os alunos-professores, conjuntamente com as professoras orientadoras, refletiam sobre sua própria ação (SCHÖN, 1983), considerando retrospectivamente e prospectivamente a sua prática (PERRENOUD, 2002). Por fim, há evidências de que os momentos de orientação entre a professora universitária e os alunos-professores provocaram mudanças em seus conhecimentos, suas práticas e atitudes profissionais e, há indícios de que essas mudanças repercutiram positivamente no aprendizado dos alunos da escola. Assim, no contexto analisado, convites à participação, reflexões sobre soluções para situações enfrentadas pelos licenciandos na sua prática docente, o estabelecimento de uma relação de colaboração, bem como o fornecimento de exemplos concretos de como levar a cabo as sugestões, contribuíram para a formação desses alunos-professores. ...
Abstract
The Practicum course is an educational policy, in which the student-teachers perform the teaching practice in their professional area in a K12school, under the responsibility of an already licensed professional. Based on qualitative interpretive approach (ERICKSON, 1990; MASON, 1996) and ethnography (HAMMERSLEY; ATKINSON, 2007), in this study we analyze how the mentoring moments between the university advisor and a pair of student-teachers occur in an English Internship class at the university. ...
The Practicum course is an educational policy, in which the student-teachers perform the teaching practice in their professional area in a K12school, under the responsibility of an already licensed professional. Based on qualitative interpretive approach (ERICKSON, 1990; MASON, 1996) and ethnography (HAMMERSLEY; ATKINSON, 2007), in this study we analyze how the mentoring moments between the university advisor and a pair of student-teachers occur in an English Internship class at the university. Data was generated at a public university located in Southern Brazil through field notes, audio and video recordings, documentary research and semi-structured interviews. The results indicate that, in this context, there are four types of guidance throughout the semester: distance orientation, group orientation, post-observation feedback and individual meetings. Furthermore, it shows that in the guidance moments the pedagogical practice was the starting and ending point for the student-teachers’ development (PÉREZ-GÓMEZ, 1995). Moreover, in these interactions, the student-teachers, along with the advisor professor, reflected on their own actions (SCHÖN, 1983), considering their practice retrospectively and prospectively (PERRENOUD, 2002). Finally, there is evidence that the mentoring moments between the university advisor and these student-teachers has led to changes in their knowledge, their practices and professional attitudes and, there are indications that these changes may have had an impact on their K12 students. Thus, in the context analyzed, invitations to participate, reflections on possible solutions to situations faced by the undergraduates in their teaching practice, the establishment of a collaborative relationship, as well as the provision of concrete examples on how to carry out the suggestions, contributed to these student-teachers development. ...
In
Trama. Marechal Cândido Rondon, PR. Vol. 17, n. 41 (2021), p. 134-149
Source
National
Collections
-
Journal Articles (39774)
This item is licensed under a Creative Commons License