Geoeducação nas escolas : como construir uma comunidade autora do Geoparque Aspirante Unesco em Cambará do Sul-RS
View/ Open
Date
2021Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Nas últimas décadas, a preocupação com a conservação do meio ambiente passou a incluir também os elementos da geodiversidade.A valoração dopatrimônio da Terraimpulsionouiniciativas voltadas àgeoconservação, taiscomoo programa de Geoparques Mundiais da UNESCO, cujo statusé equiparadoao de Patrimônio Mundial.Essas unidades de geoconservação buscam conscientizar sobre a importância histórica e social do geopatrimônio, sendo a educação das comunidadeslocais um dos meios para atingir esse objetivo.N ...
Nas últimas décadas, a preocupação com a conservação do meio ambiente passou a incluir também os elementos da geodiversidade.A valoração dopatrimônio da Terraimpulsionouiniciativas voltadas àgeoconservação, taiscomoo programa de Geoparques Mundiais da UNESCO, cujo statusé equiparadoao de Patrimônio Mundial.Essas unidades de geoconservação buscam conscientizar sobre a importância histórica e social do geopatrimônio, sendo a educação das comunidadeslocais um dos meios para atingir esse objetivo.No sul do Brasil, o GeoparqueAspirante Caminhos dos Cânions do Sul (GCCS) busca efetivar-se como um expoente do programa da UNESCO.Considerando que o sucesso de um geoparque depende de um programa educativo bem estruturado, este trabalhosepropõea elaborar bases para um modelo de geoeducação focadono município de Cambará do Sul, RS.Buscando a conciliação com as premissas dos Geoparques Mundiais, confere-seàs escolas o papel decentros de saberlocale às suas comunidades o deprotagonistas.Este estudo utilizou-se detécnicas como entrevistas, levantamentos documentais e diagnósticos (a)de aprendizagens, (b) do patrimônio e (c) das ações educativas do GCCS, (d) do contexto socioeconômico e educacional, (e) de temas relevantes e (f)depremissasparaum modelo de geoeducação em Cambará do Sul. Foram alcançados resultados significativos emtermos da identificação (a) de conteúdos relacionados às Geociências no currículo municipal, (b) do geopatrimônio do lugar, (c) da classificação adotada para os geossítios,(d) dos temas de interesse do GCCS, (e) da conjuntura socioeconômica e educacionaldo município, (f) das ações educativas relacionadas ao GCCS e (g) das percepções de alguns habitantes acerca das suas potencialidades. Tais resultadospermitiram construir um modelo de geoeducaçãocom base na realidade localque, de modo inédito, apresenta na literatura geocientífica os seguintes elementos estruturantes: (a) aescolaé parte essencial ao desenvolvimento integral do geoparque, (b) as comunidades locais devem ser autoras e protagonistas do geoparque e (c) o geoparque como equipamento de ensino é uma via de mão dupla.Cada um dos elementos estruturantes corresponde a uma premissa com base na qual o modelo educacional proposto deve ser desenvolvido. A partir de bases mais claramente estabelecidas para o planejamento da geoeducação no município,este trabalho propõe-se como uma contribuiçãoà elaboração de um programa educacionalconsistente, permitindo que o GCCSdesempenhe seu papel como equipamento de geoeducação,aproximando-o de seu reconhecimento enquanto um Geoparque Mundial. A partir desse processo, espera-se estimular o desenvolvimento de uma cultura da Terra, com a formação de uma comunidade crítica, consciente das dinâmicas do planeta e da ação humana enquanto geradora de impactos, sensível às questões socioambientais e protagonista da construção do geoparque aspirante, como preconizam as premissas da UNESCO. ...
Abstract
In the last decades, the concern with environment conservation has also started to include elements of geodiversity. The valuation of the Earth's heritage has boosted initiatives aimed atgeoconservation, such as the UNESCO Global Geoparks program, whose status is equaltothat of the World Heritage. These geoconservation units seek to raise awareness of the historical and social importance of geoheritage, and the education of local communities is one of the means to achieve this goal. In southern ...
In the last decades, the concern with environment conservation has also started to include elements of geodiversity. The valuation of the Earth's heritage has boosted initiatives aimed atgeoconservation, such as the UNESCO Global Geoparks program, whose status is equaltothat of the World Heritage. These geoconservation units seek to raise awareness of the historical and social importance of geoheritage, and the education of local communities is one of the means to achieve this goal. In southern Brazil, the Caminhos dos Cânions do Sul Aspiring Geopark (CCSG) seeks to become an exponent of the UNESCO program. Considering that the success of a geopark depends on a well-structured educational program, this work proposes to develop bases for a geoeducation model focused on the municipality of Cambará do Sul, RS. Seeking the conciliation with the Global Geoparks’ Guidelines, it is given to schools the role of local knowledge centers and to their communities that of protagonists. This study used techniques such as interviews, document research and diagnoses (a) of learnings, (b) of heritage and (c) of CCSG educational actions, (d) of the socioeconomic and educational context, (e) of relevant topics and (f) premises for a geoeducation model in Cambará do Sul. Significant results were achieved in terms of identifying (a) Geosciences related content in the municipal curriculum, (b) the geoheritage of the place, (c) the adopted classification for geosites, (d) the topics of interest to the CCSG, (e) the socioeconomic and educational situation of the municipality, (f) the educational actions related to the CCSG and (g) some inhabitants' perceptions on their potential. These results allowed the construction of a geoeducation model based on the local reality that, in an unprecedented way, presents in the geoscientific literature the following structural elements: (a) the school is an essential part of the geopark's integral development, (b) the local communities must be the geopark's authors and protagonists and (c) the geopark as teaching equipment is a two-way street. Each structuring element corresponds to a premise based on which the proposed educational model must be developed. From more clearly established bases for the geoeducation planning in the municipality, this work can contribute to the elaboration of a consistent educational program, allowing the CCSG to play its role as geoeducation equipment, bringing it closer to its recognition as a Global Geopark. This processcouldstimulate the development of an Earth's culture, forminga critical community, aware of the planet’s dynamics and of the human action as an impacts’ generator,sensitive to socio-environmental issues and the aspiring geopark's construction protagonist, as recommended by UNESCO's premises. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geologia.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License