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Soft skills no ensino de graduação em Ciências Contábeis
dc.contributor.advisor | Farias, Everton da Silveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Bassani, Fernanda Michele | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-20T04:12:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/225993 | pt_BR |
dc.description.abstract | O mercado exige um profissional contábil cada vez mais eclético, com habilidades que vão além do conhecimento técnico. Neste cenário, surgem as Soft Skills, que correspondem a um conjunto de habilidades úteis na prática profissional, que envolvem o comportamento e mantêm um desenvolvimento ao longo da vida. Identificando na literatura uma lacuna entre as expectativas das partes envolvidas sobre o desenvolvimento destas Soft Skills no ensino de graduação em Ciências Contábeis, surge o objetivo deste estudo, que é analisar a presença de discrepâncias entre as percepções dos coordenadores de curso e dos estudantes, com relação à importância e ao desenvolvimento das Soft Skills nos cursos de graduação em Ciências Contábeis, em instituições públicas e privadas do Rio Grande do Sul. Após uma revisão sistemática aplicada em 35 artigos, este estudo resultou num conjunto de 16 Soft Skills, que serviu de base para aplicação das etapas seguintes da pesquisa: análise de conteúdo em 10 Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de Graduação em Ciências Contábeis; aplicação de uma survey destinada aos coordenadores de curso e estudantes de graduação de ciências contábeis. Os resultados evidenciam que as habilidades “Consciência ética”, “Trabalhar em equipe” e “Comunicação eficaz” foram as mais encontradas nos documentos dos PPCs, com destaque na seção do objetivo do curso e perfil do egresso. Na percepção dos coordenadores de cursos, as habilidades “Pensamento crítico”, “Trabalhar em equipe”, “Comunicação eficaz” e “Resolução de problemas” foram as mais selecionadas como importantes para a formação do profissional; e “Profissionalismo”, “Trabalhar em equipe”, “Resolução de problemas”, “Consciência ética” e “Pensamento estratégico”, foram as cinco Soft Skills compreendidas como sendo as mais desenvolvidas nos cursos. Para os estudantes, “Comunicação eficaz”, “Trabalhar em equipe”, “Profissionalismo” e “Resolução de problemas” compõe a relação das habilidades elencadas como as mais importantes, já “Consciência ética”, “Profissionalismo” e “Aprendizagem ao longo da vida” foram as Soft Skills percebidas com os melhores níveis de desenvolvimento. Apenas 11,3% dos estudantes identificam que o ambiente acadêmico é responsável pelo maior desenvolvimento destas habilidades, enquanto 50% dos coordenadores, percebem o mesmo cenário. Desta forma é possível inferir que, nos cursos de graduação de Ciências Contábeis das instituições pesquisadas neste trabalho, existe a presença e preocupação em desenvolver as Soft Skills para qualificação dos estudantes. Porém os estudantes compreendem que a importância e o desenvolvimento de Soft Skills correspondem parcialmente às suas expectativas em relação às iniciativas oferecidas pelos cursos para desenvolver tais habilidades e, consequentemente, estas Soft Skills apresentam diferentes percepções em relação à importância e ao desenvolvimento destas habilidades a partir da visão de estudantes e das instituições de ensino. | pt_BR |
dc.description.abstract | The labor market demands an increasingly eclectic accounting professional, whose skills go beyond technical knowledge. In this scenario, Soft Skills, which correspond to a set of useful professional abilities in professional practice that involve behavior and keep being developed throughout life, arise. It was observed a gap in literature between the expectations of the parties involved about Soft Skills development in undergraduate teaching Accounting Sciences courses. Due to it, this study aims to analyze the presence of discrepancies between the perceptions of course coordinators and students with regard to the importance and development of Soft Skills in undergraduate Accounting Sciences courses, in public and private institutions from Rio Grande do Sul. After a systematic review applied in 35 articles, this study resulted in a set of 16 Soft Skills, which were the basis for the application of the research following stages: content analysis in ten Pedagogical Projects of Undergraduate Accounting Sciences courses and a survey application aimed at course coordinators and undergraduate students of Accounting Sciences. The results show that the skills named “Ethical awareness”, “Team work” and “Effective communication” were the most found in the documents of the Pedagogical Project Courses (PPCs), being more evident in course objective and graduate profile sections. In the course coordinators’ perception, the skills “Critical thinking”, “Team work”, “Effective communication” and “Problem solving” were the most selected as important for professional training; “Professionalism”, “Team work”, “Problem solving”, “Ethical awareness” and “Strategic thinking” were the five Soft Skills understood as being the most developed in the courses. For the students, “Effective communication”, “Team work”, “Professionalism” and “Problem solving” comprise the list of skills listed as the most important, whereas the skills “Ethical awareness”, “Professionalism” and “Learning throughout life” were perceived as the highest in development levels. Only 11.3% of students consider the academic environment as responsible for the greater development of these skills, while 50% of course coordinators observe the same scenario. Thus, it is possible to infer that the undergraduate Accounting of the institutions researched in this work, there is a presence and concern in developing Soft Skills for the qualification of students. But students understand that the importance and development of Soft Skills partially correspond to their expectations in regarding the initiatives offered by the courses to develop such skills and, consequently, these Soft Skills present different perceptions regarding the importance and development of them from the perspective of students and educational institutions. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Contabilidade | pt_BR |
dc.subject | Soft Skills | en |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Accounting Education | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Skills | en |
dc.subject | Professional Practice | en |
dc.title | Soft skills no ensino de graduação em Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001130490 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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Ciencias Sociales Aplicadas (6061)