Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorDamico, José Geraldo Soarespt_BR
dc.contributor.authorLins, Giulia Nonespt_BR
dc.date.accessioned2021-08-20T04:10:35Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225956pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, discuto acerca dos efeitos psíquicos que o racismo produz para a branquitude no contexto brasileiro, a partir de minha experiência como graduanda branca do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Busco colocar em questão como nós, brancos, nos subjetivamos a partir do racismo – em contraposição com a não-racialização e a omissão características de nossa branquitude – a qual coloca este como um problema do negro. Para isso, lanço olhar para como tais discussões se atravessam na academia, bem como na minha própria trajetória de curso, amparada sobretudo por teóricos brasileiros que pensam as relações étnico-raciais e a identidade racial branca. Percebo como a branquitude engendra a ideia de uma identidade racial idealizada para si, de modo a termos grande dificuldade de sustentar o conflito racial quando ele aparece e de nos responsabilizarmos de fato. Ao fim, surge a questão: é possível branquitude sem racismo?pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectPrivilégiopt_BR
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.subjectSubjetivaçãopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.titleSentidos de ser branco : um olhar para os efeitos psíquicos do racismo para a branquitude a partir da experiência de graduação como aluna brancapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001130242pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationPsicologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem