Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSilva, Rodrigo Sychocki dapt_BR
dc.contributor.authorDoering, Luisa Rodriguezpt_BR
dc.date.accessioned2021-08-18T04:48:34Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2447-5777pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225869pt_BR
dc.description.abstractO presente texto tem como propósito apresentar uma análise de uma atividade de matemática realizada no contexto do projeto de extensão “Atividades de Matemática para alunos com altas habilidades” ocorrido no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O projeto ocorreu durante todo o ano de 2018, onde os estudantes com Altas Habilidades, ou com interesse em Matemática, eram selecionados pelas equipes de apoio pedagógico das escolas e encaminhados para participar semanalmente das oficinas do projeto. As atividades foram construídas e organizadas por um grupo de quatro professores universitários e um estudante de graduação em Licenciatura em Matemática. Por meio de uma fundamentação teórica inspirada nas ideias de Jean Piaget fazemos a apresentação e análise da atividade “Soma Gigante” com um viés metodológico qualitativo, baseado no estudo de caso de uma produção de um estudante participante do projeto. A título de conclusão observamos que por meio de atividades desafiadoras e que mobilizam diferentes ações por parte dos sujeitos envolvidos constituiu-se um espaço com riqueza de ideias, argumentos e debates, os quais são elementos necessários para o aprendizado da Matemática.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this text is to present an analysis of a mathematical activity carried out in the context of the extension project “Mathematical activities for gifted students” at the Federal University of Rio Grande do Sul. The project took place throughout 2018, where gifted students, or students interested in Mathematics, were selected by the schools' pedagogical support teams and sent to participate weekly in the project's workshops. The activities were conceived and organized by a group of four university professors and an undergraduate student (prospective teacher). Using a theoretical foundation inspired by the ideas of Jean Piaget we present and analyze the activity “Soma Gigante” with a qualitative methodological approach, based on a case study of a production of a student participant in the project. In conclusion, we observed that through challenging activities that mobilize different actions by the subjects involved, we constructed a space with a wealth of ideas, arguments, and debates, which are necessary elements for the mathematical learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEnsino & Multidisciplinariedade. São Luis, MA: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão. Vol. 5, n.1 (2019), p. 18 - 32pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectActionen
dc.subjectAçõespt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectConstructivismen
dc.subjectMathematically gifted studentsen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectTomada de consciênciapt_BR
dc.subjectConsciousnessen
dc.titleEstudantes com altas habilidades em matemática na Educação Básica : reflexões sobre o “fazer e compreender” a partir da Epistemologia Genéticapt_BR
dc.title.alternativeMathematically gifted students in Elementary School : reflections on “doing and understanding” based on Genetic Epistemologyen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001123613pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem