Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRodrigues, Jaqueline de Carvalhopt_BR
dc.contributor.authorPereira, Lisiane França Garcia Franquilinpt_BR
dc.contributor.authorSalles, Jerusa Fumagalli dept_BR
dc.contributor.authorCorso, Helena Vellinhopt_BR
dc.contributor.authorCorso, Luciana Vellinhopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-18T04:45:35Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1984-4301pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225859pt_BR
dc.description.abstractEste estudo apresenta o desempenho de alunos do 4º e 6º anos na Tarefa de Escrita de Palavras e Pseudopalavras (TEPP). Analisaram-se evidências de validade baseadas na relação com critério (correlação com idade, e comparação de grupos por ano de escolaridade e sexo), validade convergente por meio de correlações da TEPP com o Ditado Balanceado e com o Instrumento de Avalia ção Neuropsicológica Breve Infantil NEUPSILIN- Inf, além de apresentar dados normativos para alunos de 4º e 6º anos do Ensino Fundamental. Participaram 181 estudantes de escolas públicas, sendo 55,8% meninas, com idades entre 9 e 12 anos. Identificaram-se maiores escores para os estudantes mais velhos e de maior escolaridade, além de maiores escores das meninas em algumas medidas da TEPP, reforçando a validade de critério do instrumento. A TEPP mostrou estar relacionada com medidas de ortografia, atenção, memória, funções executivas, linguagem e habilidades aritméticas, demonstrando evidências de validade convergente. São apresentados os dados normativos da TEPP, considerando os dois anos escolares dos participantes, contribuindo para os profissionais que utilizam este instrumento na prática clínica, como também no âmbito educacional.pt_BR
dc.description.abstractThis study presents the performance of 4th and 6th grade students in the Task of Spelling Words and Pseudowords (TEPP). It was analyzed validity evidence based on the relationship with criteria (correlation with age, and com parison of groups by year of schooling and gender), as well as convergent validity through correlations among TEPP with the Balanced Dictation instrument and the Child Neuropsychological Assessment Instrument NEUPSILIN-Inf. In addition, it is presented normative data for students of 4th and 6th grades of Elementary School. It included 181 students from public schools, being 55.8% girls, with aged between 9 and 12 years old. Higher scores were identified for older and more educated students; in addition higher scores were found for girls in some TEPP measures, reinforcing the criterion validity of the instrument. The TEPP instrument has been related to spelling, attention, memory, executive functions, language and arithmetic skills, showing evidence of convergent validity. The normative data of TEPP are presented, considering the two school years of the participants, contributing to the professionals who use this instrument in clinical practice and also in the educational setting.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLetrônica. Porto Alegre. Vol. 14, n. 2 (abr./jun. 2021), e38743, 18 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectWritten languageen
dc.subjectNeuropsychologyen
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectPsychometric propertiesen
dc.subjectNeuropsicologiapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPsicologia do desenvolvimentopt_BR
dc.subjectAvaliacao neuropsicologicapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleEvidências de validade e normas de desempenho na Tarefa de Escrita de Palavras e Pseudopalavras (TEPP) para estudantes do 4º e 6º anospt_BR
dc.title.alternativeEvidence of validity and normative data in the Word and Pseudoword Spelling Task (TEPP) for 4th and 6th grade students en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001130244pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples