Viver para ser velho? cuidado de si, envelhecimento e juvenilização
View/ Open
Date
2011Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
O artigo parte do princípio de que na cibercultura a tecnociência, os meios de comunicação e o mercado oferecem diversificados cardápios de técnicas, produtos e conselhos para aumentar progressivamente a quantidade e a qualidade de vida. Nesse contexto, tradicionais fronteiras entre juventude e envelhecimento são progressivamente questionadas, desafiadas, borradas e vencidas. A juventude eterna passa a ser um projeto político, científico e amplamente sedutor. Este artigo se inscreve no debate e ...
O artigo parte do princípio de que na cibercultura a tecnociência, os meios de comunicação e o mercado oferecem diversificados cardápios de técnicas, produtos e conselhos para aumentar progressivamente a quantidade e a qualidade de vida. Nesse contexto, tradicionais fronteiras entre juventude e envelhecimento são progressivamente questionadas, desafiadas, borradas e vencidas. A juventude eterna passa a ser um projeto político, científico e amplamente sedutor. Este artigo se inscreve no debate em torno dessas questões, colocando em dúvida alguns discursos que ressaltam uma certa valorização da velhice. O argumento principal que desenvolvemos é o de que discursos e representações amplamente difundidos sobre as diversas possibilidades de manter a aparência juvenil dos corpos em processo de envelhecimento são indicativos de que este só é celebrado na medida em que estes corpos se submetem a um conjunto de intervenções técnicas que visam o seu rejuvenescimento. Assim, o que defendemos neste ensaio é que a valorização do envelhecimento vem articulada a um processo de intensa juvenilização da velhice. É por meio de sua juvenilização que a velhice tem sido positivamente enfocada e se coloca no centro das performances físicas e mentais prescritas para, e demandadas dessa população. ...
In
Revista da FACED. N. 19 (jan./jun. 2012), p. 21-32
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40281)Humanities (6919)
This item is licensed under a Creative Commons License