Mostrar el registro sencillo del ítem
Quem são os formadores de professores que ensinam matemática no Rio Grande do Sul?
dc.contributor.author | Perlin, Patrícia | pt_BR |
dc.contributor.author | Búrigo, Elisabete Zardo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-18T04:31:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-8221 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/225798 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo apresenta uma proposta de pesquisa sobre formadores de professores que ensinam Matemática no Rio Grande do Sul. Reflexões sobre formação de professores e debates realizados em fóruns da Sociedade Brasileira de Educação Matemática apontam o papel crucial dos formadores de professores para a construção de uma formação orientada para a prática docente escolar em Matemática. Para que essa orientação se viabilize, é necessário que os formadores tomem a prática docente escolar como objeto de estudo. Entretanto, as pesquisas apontam a inexistência de políticas de recrutamento e de formação de formadores. No caso do Rio Grande do Sul, não há conhecimento sistematizado sobre o tema. Considerando que esse conhecimento é necessário, o Grupo de Discussões sobre “Perfil profissional e acadêmico de formadores de professores”, reunido no VI Fórum Regional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática – Rio Grande do Sul, em novembro de 2020, propõe uma pesquisa a ser desenvolvida pela SBEM-RS. | pt_BR |
dc.description.abstract | The article introduce a research proposal on formers os teachers who teaches mathematics in Rio Grande do Sul. Reflections on Training of teachers and debates held in forums of the Brazilian Society of Mathematical Education point to the crucial role the formers of teachers in the construction of training oriented towards school teaching practice in mathematics. For this guidance to become viable, it is necessary for trainers to take school teaching practice as an object of study. However, research points to the lack of recruitment and training policies for formers of teacher. In the case of Rio Grande do Sul, there is no systematized knowledge on the subject. Considering that this knowledge is necessary, the Discussion Group on “Professional and academic profile of formrs of teachers”, gathered at the VI Regional Forum of Initial Formation of Teachers Teaching Mathematics - Rio Grande do Sul, in November 2020, proposes a research to be developed by SBEM-RS. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação matemática em revista - RS. Lajeado, RS. Vol. 1, n. 22 (2021), p. 69 - 76 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Formers of teachers | en |
dc.subject | Formação de professores : Matemática | pt_BR |
dc.subject | Professor de matemática | pt_BR |
dc.subject | Training of teachers | en |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Teachers who teaches mathematics | en |
dc.subject | Mathematics Education | en |
dc.title | Quem são os formadores de professores que ensinam matemática no Rio Grande do Sul? | pt_BR |
dc.title.alternative | Who are the formers of teacher who teaches mathematics in Rio Grande do Sul? | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001126564 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (39951)Ciencias Exactas y Naturales (6085)