Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilveira, Cássia Daiane Macedo dapt_BR
dc.contributor.authorMüller, Carlos Emíliopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-17T01:01:11Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225723pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho procura entender as condições e os contextos de escrita e lançamento do livro Incidente em Antares, de Erico Verissimo, bem como as formas de leitura e interpretação histórica que o leitor faz da obra. Para isso, foi desenvolvido um formulário de pesquisa em que leitores da rede social Skoob responderam sobre suas experiências e compreensões ao lerem o livro. A obra aborda um acontecimento fantástico na fictícia cidade de Antares: sete mortos levantam de seus caixões e interagem com os moradores e seus antigos conhecidos. A narrativa avança relacionando e misturando História e ficção, mostrando a cidade e os personagens como parte da História e interagindo com figuras históricas. A partir dessa relação, procura-se entender como o leitor transforma uma compreensão literária em histórica, além de indagar como a leitura pode, também, ajudar a formar uma consciência histórica.pt_BR
dc.description.abstractThis work seeks to understand the conditions and contexts of writing and launching the book Incidente em Antares, by Erico Verissimo, as well as the forms of reading and historical interpretation that the reader does. For this, a research form was developed in which, readers from the social network Skoob, answered about their experiences and understandings when reading the book. The book deals with a fantastic event in the fictional city of Antares: seven dead rise from their coffins and interact with the residents and their former neighbors. The narrative proceeds by relating and mixing History and fiction, showing the city and the characters as part of History and interacting with historical characters. Based on this relationship, we seek to understand how the reader transforms a literary understanding into a historical understanding, in addition to asking how reading can also help to form a historical awareness.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVeríssimo, Érico, 1905-1975. Incidente em Antarespt_BR
dc.subjectHistoryen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectLiteratura e Históriapt_BR
dc.subjectErico Verissimoen
dc.subjectConsciência históricapt_BR
dc.subjectIncidente em Antaresen
dc.subjectEmpathyen
dc.subjectEmpatiapt_BR
dc.subjectCiências humanaspt_BR
dc.subjectHistorical awarenessen
dc.subjectHuman Sciencesen
dc.title“Mas isso é literatura e não sociologia!” : estudo sobre os usos da literatura como fonte de compreensão histórica no romance Incidente em Antares de Erico Verissimopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001129558pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples