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dc.contributor.advisorKühn, Daniela Diaspt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Rafaela Bastospt_BR
dc.date.accessioned2021-08-17T01:01:04Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225717pt_BR
dc.description.abstractA discriminação entre homens e mulheres já é muito estudada, principalmente em relação à média salarial, contudo não tão examinado no Brasil é a questão referente a diferenciação de preços com relação a gênero. Sendo assim este trabalho tem como objetivo provar a existência da Pink Tax (discriminação de preços entre homens e mulheres, levando como base o sexo) no cenário brasileiro e quantificar quanto as mulheres pagam a mais do que os homens. Para isso foram coletados dados de quatro grandes lojas de departamento que têm como seu público-alvo ambos os gêneros (Renner, C&A, RiHappy e Carrefour). Foram separadas quatro categorias (Roupas Adulto, Roupas Infantis, Brinquedos e Higiene Pessoal) e em cada uma foram analisados de três a quatro produtos que são iguais ou similares em ambos os sexos, totalizando uma amostra de 16.354 itens. Mostrando que as mulheres pagam 20,65% a mais do que homens para ter acesso aos mesmos produtos, tendo havido Pink Tax em 8 dos 11 tipos de produtos utilizados na pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractThe discrimination between men and women has already been study, especially towards salarial gap, however the question regarding price discriminartion based on gender has not been examinated as much in Brazil. This paper has the objective to prove the existence of Pink Tax (price discrimination between men and women based on gender) in the brazilian society and quantify the amount women pay more than men. With this motive the data were collected from four big department stores that have their target audience on both genders (Renner, C&A, RiHappy e Carrefour). They were separate in four categories (Roupas Adulto, Roupas Infantis, Brinquedos e Higiene Pessoal) and in each one were analized three to four types of products that are equal or similar in both sexes, in total the sample was 16.354 itens. Showing that women pay 20,65% more than men to have access to the same products, exhibiting signs of Pink Tax in 8 out of 11 types of products used on this research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectPink Taxen
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectPrice Discriminationen
dc.subjectFeminist Economicsen
dc.subjectPreçopt_BR
dc.subjectProdutopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.titlePink Tax : o porquê de as mulheres pagarem mais do que os homenspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001130136pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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