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dc.contributor.advisorLarrañaga Uriarte, Ana Margaritapt_BR
dc.contributor.authorBandiera, Gabriela Marosticapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-14T01:01:58Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225681pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem o objetivo de analisar as mudanças de comportamento dos usuários de transporte metroferroviário de Porto Alegre e região metropolitana durante a pandemia de COVID-19, principalmente em relação à lotação dos vagões. Para isto, foi realizada uma pesquisa de preferência declarada, em que foram apresentadas aos entrevistados 12 situações de escolha e, em cada situação, o entrevistado deveria escolher um dentre dois cenários hipotéticos. Os dados provenientes da pesquisa foram utilizados para estimar modelos de escolha discreta e calcular os trade-offs dos atributos mais relevantes para o estudo. Os resultados mostraram que a característica de maior impacto para os usuários é a lotação do vagão, seguida da distância entre estações e do valor da tarifa. Foram calculados os trade-offs entre a lotação dos vagões e o tempo de espera e entre a lotação dos vagões e o valor da tarifa. Os resultados indicam que, durante a pandemia, os usuários de transporte metroferroviário estariam dispostos a aguardar, aproximadamente, 11 minutos, caminhar 482 metros ou pagar cerca de 3 reais para reduzir uma pessoa por metro quadrado no interior do vagão. Além disso, os resultados foram comparados com dois estudos realizados antes da pandemia de COVID-19 na cidade de Porto Alegre, o primeiro com usuários de transporte metroferroviário e o segundo com usuários de transporte coletivo por ônibus. Em comparação ao estudo realizado antes da pandemia com usuários de transporte metroferroviário, os passageiros estão dispostos a esperar cerca de 5 minutos a mais, pagar aproximadamente R$ 2,00 a mais ou caminhar 171 metros a mais durante a pandemia para reduzir uma pessoa por metro quadrado. Quando comparada com a pesquisa realizada com passageiros de ônibus, esta diferença aumenta ainda mais. Durante a pandemia, os usuários de transporte metroferroviário estariam dispostos a esperar cerca de 8 minutos a mais ou caminhar 332 metros a mais que os passageiros de ônibus no período anterior a pandemia para reduzir uma pessoa por metro quadrado.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComportamento do usuáriopt_BR
dc.subjectTransporte metroferroviáriopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleComportamento dos usuários de transporte metroferroviário durante a pandemia de Covid-19pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001129476pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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