Show simple item record

dc.contributor.authorAlbuquerque, Rodney Cezar dept_BR
dc.contributor.authorLima, Jose Valdeni dept_BR
dc.contributor.authorDoll, Johannespt_BR
dc.date.accessioned2021-08-13T04:37:56Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1516-084Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225645pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo propõe apontar aspectos que devem ser observados no projeto e construção de Objetos de Aprendizagem (OA) para sujeitos adictos em crack, pós tratamento clínico e que se encontram em vulnerabilidade social. Tais aspectos foram construídos baseando-se em diversas pesquisas e entrevistas realizadas em uma investigação-piloto, objetivando balizar futuras pesquisas onde a aplicação das orientações contidas no objeto possam ou não colaborar na manutenção, retorno ou conquista de um posto de trabalho por parte do adicto. Sendo esse um significativo fator na ressocialização do sujeito, diminuindo suas recaídas e conseqüentemente fortalecendo a manutenção de sua abstinência. Os aspectos relevantes estarão demonstrados dentro do modelo OASIS – Objeto de Aprendizagem Significativa de Informação para Sociedade durante a construção de OA para este perfil.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to point features must be observed in the project and construction of Learning Objects (LO) to crack addicts, after undergoing medical therapy, and subject to social vulnerability. These aspects were constructed based on several surveys and interviews conducted in a pilot experiment, aiming to determine future research in which the application of the guidelines contained in the object may or may not collaborate in the maintenance or achievement of a job position by the addict . This is a significant factor in the rehabilitation of individuals, reducing their relapse and therefore strengthening the maintenance to abstinence. The relevant aspects of the model will be demonstrated within OASIS - Objeto de Aprendizagem Significativa de Informação para Sociedade (Significant Learning Objects of Information for Society) during development of LOs for this profile.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 14, n. 2 (jul./dez. 2011), p. 171-190pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAddictsen
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.subjectVulnerabilidade socialpt_BR
dc.subjectCracken
dc.subjectInterfaceen
dc.subjectOASISen
dc.titleProjeto de objetos de aprendizagem para educação profissional contra a vulnerabilidade socialpt_BR
dc.title.alternativeLearning objects project to professional education against the social vulnerability en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000896250pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record