Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorFerraro, Alceu Ravanellopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-13T04:37:52Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225642pt_BR
dc.description.abstractO artigo começa analisando a trajetória da taxa de alfabetização no Brasil através das sucessivas gerações presentes nos censos 2000 e 1950, buscando colocar em evidência tanto o estado e como a dinâmica das desigualdades quanto à alfabetização na perspectiva de sua relação cruzada com campo-cidade e gênero. Busca, então, elementos teóricos de inteligibilidade dessas desigualdades. Os resultados obtidos são: o latifúndio é o principal determinante estrutural do analfabetismo no campo; o analfabetismo está tornando-se numericamente um problema predominantemente urbano; a histórica superioridade masculina quanto à alfabetização e escolarização está cedendo lugar a uma crescente superioridade feminina, tanto no campo como na cidade.pt_BR
dc.description.abstractThe article starts by analyzing the evolution of the literacy rate in the successive generations represented by Brazilian censuses of 2000 and 1950, attempting to highlight both the state and the dynamics of inequalities in terms of literacy in the perspective of their crossed relation with urban and rural areas and with genders. It then turns to find theoretical elements that can explain such inequalities. Its main results are the following: the large landed estate is the main structural determinant of illiteracy in rural areas; in numerical terms illiteracy is becoming a predominantly urban problem; the historical male superiority in terms of literacy and schooling is giving way to a growing female superiority both in urban and rural areas.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 37, n. 3 (set./dez. 2012), p. 943-967pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectRural and urban areasen
dc.subjectCampopt_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleAlfabetização rural no Brasil na perspectiva das relações campo-cidade e de gêneropt_BR
dc.title.alternativeRural literacy in Brazil in the light of the relations between rural and urban areas and gender en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000876826pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem