A dramaturgia no tempo do “pós-dramático”
dc.contributor.author | Danan, Joseph | pt_BR |
dc.contributor.author | Massa, Clovis Dias | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-13T04:37:50Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1519-275X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/225640 | pt_BR |
dc.description.abstract | Algo está transformando profundamente o teatro. Hans-Thies Lehmann teve o mérito de nomear esse fenômeno, propondo a no ção de “teatro pós-dramático” – mesmo que essa expressão seja discutível na medida em que essas novas formas não necessaria mente anulam o drama. O teatro do século XX se baseou no paradigma de uma “arte em dois momentos” (Henri Gouhier). O autor escreve uma peça, depois o diretor a pega e a monta. Essa é a utopia de Artaud, a de um “criador único”, que parece tomar forma nesse início do século XXI. A dramaturgia se encontra inevitavelmente afetada por essa evolução: obviamente, em seu primeiro sen tido, a arte de escrever uma peça, quando a escrita e a encenação ocorrem no mesmo movimento; mas também em seu sentido moderno, quando o termo se aplica à pas sagem para a cena de uma peça pre-exis tente. Entre a transformação de uma obra dramática em um material para a cena, sem levar em conta sua estrutura dramática, e a imposição de uma rígida “grade de leitura”, ainda deveria haver espaço para uma dra maturgia aberta e sensível, criando as con dições de uma experiência para o público. | pt_BR |
dc.description.abstract | Quelque chose est en train de trans former en profondeur le théâtre. Hans Thies Lehmann a eu le mérite de nommer ce phénomène en avançant la notion de “théâtre postdramatique” – même si cette ex pression est discutable dans la mesure où ces nouvelles formes n’annulent pas néces sairement le drame. Le théâtre du XXe siècle était basé sur le paradigme d’un “art à deux temps” (Henri Gouhier). L’auteur écrit une pièce, puis le metteur en scène s’en empare et la monte. C’est l’utopie d’Artaud, celle d’un “créateur unique”, qui semble prendre corps en ce début de XXIe siècle. La dramaturgie se trouve inévitablement affectée par cette évolution : évidemment, dans son premier sens, l’art d’écrire une pièce, lorsque l’écri ture et la mise en scène se produisent dans le même mouvement ; mais aussi dans son sens moderne, lorsque le terme s’applique au passage à la scène d’une pièce préexis tante. Entre la transformation d’une œuvre dramatique en matériau pour la scène, sans prendre en compte sa structure dramatique, et l’imposition d’une “grille de lecture” rigide, il devrait y avoir encore place pour une dra maturgie ouverte et sensible, créant les conditions d’une expérience pour le public. | fr |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cena. N. 29 (set./dez. 2019), p. 14-23 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Dramaturgia | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgie | fr |
dc.subject | Dramaticidade | pt_BR |
dc.subject | Dramaticité | fr |
dc.subject | Teatro pós-dramático | pt_BR |
dc.subject | Ecriture Drama tique | fr |
dc.subject | Théâtre “postdramatique” | fr |
dc.subject | Performance (Teatro) | pt_BR |
dc.subject | Experiência (Teatro) | pt_BR |
dc.subject | Expérience | fr |
dc.title | A dramaturgia no tempo do “pós-dramático” | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001129262 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (39951)