Show simple item record

dc.contributor.authorMachado, Juliana Brandãopt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Marie Jane Soarespt_BR
dc.date.accessioned2021-08-13T04:37:38Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225627pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo analisa as experiências formadoras da docência a partir das reflexões pautadas pela relação entre teoria e prática na trajetória formativa das professoras-cursistas do curso de Graduação em Pedagogia na Modalidade a Distância, oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD/UFRGS), entre os anos de 2006 e 2010, no âmbito da cibersocialidade. Experiência formadora constitui-se como a possibilidade de criar e recriar, no âmbito da formação, as significações a respeito do aprendido: aprendido a fazer, a ser e a pensar. A cibersocialidade se relaciona à vivência do cotidiano presentificado, em que emergem as relações na sociedade em rede. As experiências formadoras foram analisadas a partir dos Portfólios de Aprendizagem das professoras-cursistas, recuperando as recordações-referência a partir dos seus itinerários de experiências individuais. Percebemos que estas se relacionam necessariamente com o mundo da vida cotidiana de cada professora-cursista, ultrapassando as fronteiras da universidade e da escola. Destacamos a importância de assumirmos a experiência formadora como possibilidade de qualificar a formação de professores.pt_BR
dc.description.abstractThis article examines the formative experiences of teaching from the reflections guided by the relationship between theory and practice in the trajectory of the teachers - participants Course Undergraduate Education in Distance mode , offered by the Federal University of Rio Grande do Sul, between the years 2006-2010, under the cibersocialidade. Experience is shaping up as the ability to create and recreate, in training, about the meanings learned: learned to do, to be and to think. The cibersocialidade relates to everyday living -present in the relationships that emerge in the network society. The formative experiences were analyzed from the Portfolios of the teachers-learning course participants, recovering memories-reference from their itineraries individual experiences. We realize that these are necessarily related to the world of everyday life of each teacher, pushing the boundaries of the university and the school. We emphasize the importance of the formative experience we assume a possibility of qualifying teacher training.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 13 f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormative experienceen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleTeoria e prática : as experiências formadoras da docênciapt_BR
dc.title.alternativeTheory and practice : the formative experiences of teachingen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000906984pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record