Show simple item record

dc.contributor.authorMartins, Maria Del Carmen Cabrerapt_BR
dc.contributor.authorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-13T04:37:20Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225616pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo analisar o processo da construção e reconstrução de conhecimento no Portfólio de Aprendizagens, através dos registros onde os alunos descrevem suas reflexões, por meio da mediação das tutoras e professoras. Foram escolhidos três portfolios de uma mesma turma, presentes no contexto de um Curso de Pedagogia (PEAD)1 , ministrado na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este estudo partiu de uma concepção sócio histórica, com cunho qualitativo, evidenciando, na analise, diferentes formas de utilização do portfolio sendo a primeira forma aquela em que não há a retomada das aprendizagens por parte da aluna, a segunda forma aquela em que a retomada ocorre após os comentários das tutoras e a terceira aquela em que a retomada ocorre de forma autônoma.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to analyze the process of construction and reconstruction of knowledge in Portfolio Learning through the records where students describe their thoughts, through the mediation of the tutors and teachers. Three portfolios were chosen in the same class, present in the context of a Pedagogy Course (PEAD) [1], ministered in the distance at the Federal University of Rio Grande do Sul. This study started from a socio historical design with a qualitative , showing, in the analysis, different ways to use the portfolio being the first form that in which there isn't the resumption of learning by the student, the second one in which the resumption occurs after the comments of the tutors and the third one in which the resumption occurs autonomously.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 11 f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPortfolio learningen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectMediationen
dc.subjectPortfóliopt_BR
dc.titlePortfólio de aprendizagem como espaço de construção do conhecimentopt_BR
dc.title.alternativeLearning portfolio as a space for knowledge building en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000906985pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record