Mostrar el registro sencillo del ítem
Cooperação e fomento do conhecimento : estudo de caso em ambiente digital de aprendizagem
dc.contributor.author | Santos, Vanice dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Aragón, Rosane | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-13T04:37:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/225608 | pt_BR |
dc.description.abstract | Apresentamos um estudo sobre as possibilidades da cooperação entre tutor e aluno, em um Curso de Graduação em Pedagogia, investigando se a cooperação incita para o conhecimento. Elencamos os princípios norteadores do Curso e as relações deste com a epistemologia genética piagetiana, sobretudo com os conceitos de aprendizagem e cooperação, tendo em vista o desenvolvimento da construção do conhecimento. Elegemos investigar a interação entre tutor e aluno em determinado ambiente digital de aprendizagem tanto pelas especificidades do ambiente quanto pela ocorrência da mediação pedagógica. Tendo como objetivo verificar as possibilidades da cooperação para o fomento do conhecimento, ao final deste estudo evidenciamos indícios de modos de cooperação entre tutor e aluno escritos nos comentários do webfólio educacional. | pt_BR |
dc.description.abstract | We present a study about the possibilities of cooperation between tutor and student in an undergraduate course in pedagogy. Thus, we will investigate if cooperation encourages knowledge. We list the guiding principles of the course and its relations with the genetic epistemology of Piaget, especially with the concepts of learning and cooperation and also considering the development of construction of knowledge. We choose to investigate the interaction between tutor and student in digital learning environment either by the specificities of the environment as the occurrence of pedagogical mediation. Aiming to verify possibilities of cooperation for fomentation of knowledge, at the end of this study we evidence signs of ways of cooperation between tutor and student written on the comments of the educacional "webfólio". | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 16 f. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Digital learning enviroments | en |
dc.subject | Cooperação | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Tutor and student | en |
dc.subject | Ambiente de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.title | Cooperação e fomento do conhecimento : estudo de caso em ambiente digital de aprendizagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Cooperation and fomentation of knowledge : case study on digital learning enviroment | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000906981 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40281)Ciencias Humanas (6919)