Pedro López de Ayala e o antijudaísmo nos conflitos políticos de Castela no século XIV
Fecha
2021Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
O presente trabalho visa analisar as menções aos judeus na obra Rimado de Palacio (1398), de Pedro López de Ayala (1332-1407), um oficial da coroa castelhana que ocupou diversos cargos importantes durante a segunda metade do século XIV, nos reinados de Pedro I, Enrique II, Juan I e Enrique III. A partir dessas menções, pensaremos de que forma as ideias antijudaicas expostas por Ayala possuem um uso político para a justificação da deposição do rei Pedro I de Castela e para legitimar a usurpação ...
O presente trabalho visa analisar as menções aos judeus na obra Rimado de Palacio (1398), de Pedro López de Ayala (1332-1407), um oficial da coroa castelhana que ocupou diversos cargos importantes durante a segunda metade do século XIV, nos reinados de Pedro I, Enrique II, Juan I e Enrique III. A partir dessas menções, pensaremos de que forma as ideias antijudaicas expostas por Ayala possuem um uso político para a justificação da deposição do rei Pedro I de Castela e para legitimar a usurpação do trono pelo seu irmão bastardo, Enrique II de Trastâmara após a guerra civil castelhana. Através de uma revisão bibliográfica, buscamos entender o conflito, no qual evidenciamos que a maior parte dos judeus castelhanos apoiavam o reinado do rei legítimo, devido às suas práticas consideradas “tolerantes” até certo ponto. Enrique de Trastâmara utilizou os judeus como “bode expiatório” de problemas estruturais e econômicos profundos, com o objetivo de colocar a população de Castela em oposição ao rei legítimo, propondo uma mudança de reinado, já que este era considerado filojudeu. Com a leitura do Rimado de Palacio nos deparamos com um discurso poético em tom didático de Ayala, no qual apresenta problemas morais da humanidade, sendo mencionado, em vários momentos, o suposto comportamento corrupto e usurário dos judeus, com a acusação de que estes se aliaram à Coroa para se aproveitarem dos “pobres cristãos”. Esta análise do Rimado pretende colaborar para o estudo do antijudaísmo como um fenômeno global na Idade Média, fazendo relação com práticas e ideias antijudaicas de outros territórios da Europa Ocidental no final do medievo. ...
Abstract
This academic work aims to analyze the mentions to the Jews in the Rimado de Palacio (1398), of Pedro López de Ayala (1332-1407), an official of the castillian crown that occupied many important positions during the second half of the 14th century, in the reings of Pedro I, Enrique II, Juan I and Enrique III. From those mentions, we will think about how the anti Jewish ideas exposed by Ayala have a political use to the justification of the deposition of the king Pedro I of Castile and to the le ...
This academic work aims to analyze the mentions to the Jews in the Rimado de Palacio (1398), of Pedro López de Ayala (1332-1407), an official of the castillian crown that occupied many important positions during the second half of the 14th century, in the reings of Pedro I, Enrique II, Juan I and Enrique III. From those mentions, we will think about how the anti Jewish ideas exposed by Ayala have a political use to the justification of the deposition of the king Pedro I of Castile and to the legitimize the usurpation of the throne by his bastard brother, Enrique II of Trastamara after the castillian civil war. Through a literature review, we searched to understand the conflict, where we noticed that most castillian Jews supported the reign of the legitimate king, due to his practices considered “tolerant” to some extent. Enrique of Trastamara used the Jews as a “scapegoat” to deep structural and economic problems, with the goal to put the castillian population against the legitimate king, proposing a change of king, since that one was considered “philojude”. Through the reading of the Rimado de Palacio, we faced a poetic discourse in a didactic tone from Ayala, in which it presents moral problems from humanity, being mentioned, many times, the alleged corrupt and usurious behavior of Jews, with the acusation that they have allied with the Crown to take advantage of the “poor Christians”. This analysis of the Rimado intends to collaborate to the studies of anti-Judaism as a global phenomenon in the Middle Ages, making relations with anti-Jewish ideas and practices of other western Europe at the end of medieval age. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Bacharelado.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (38725)Tesinas Historia (805)
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