A duração da delicadeza : o compositor como interventor no tempo
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Date
2021Author
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Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho propõe reflexões sobre como a música intervém na percepção da passagem do tempo. Sendo o compositor o criador dos eventos musicais, questiona se quais recursos estão disponíveis para que ele mesmo possa ser um interventor no tempo. Este memorial lança mão da teoria analítica desenvolvida por Stephane Roy a partir do modelo tripartite de semiologia musical de Jean-Jacques Nattiez e, por meio dela, propõe uma análise interpretativo-funcional de Trajetória para 4 Violões, músic ...
O presente trabalho propõe reflexões sobre como a música intervém na percepção da passagem do tempo. Sendo o compositor o criador dos eventos musicais, questiona se quais recursos estão disponíveis para que ele mesmo possa ser um interventor no tempo. Este memorial lança mão da teoria analítica desenvolvida por Stephane Roy a partir do modelo tripartite de semiologia musical de Jean-Jacques Nattiez e, por meio dela, propõe uma análise interpretativo-funcional de Trajetória para 4 Violões, música que integra o portfólio de composições deste trabalho, que inclui ainda outras duas obras: 10 peças para quinteto de madeiras e 3 Solos para Fernando Mattos. ...
Abstract
This master’s thesis proposes a reflection on how music intervenes in the perception of the passage of time; it questions the resources that might be available to the composer – the creator of musical events – so as to enable him or her to become an intervener of time. This thesis uses the analytical theory developed by Stephane Roy based on Jean Jacques Nattiez's tripartite model of musical semiology and, through it, proposes an interpretative-functional analysis of Trajetória para 4 violões, ...
This master’s thesis proposes a reflection on how music intervenes in the perception of the passage of time; it questions the resources that might be available to the composer – the creator of musical events – so as to enable him or her to become an intervener of time. This thesis uses the analytical theory developed by Stephane Roy based on Jean Jacques Nattiez's tripartite model of musical semiology and, through it, proposes an interpretative-functional analysis of Trajetória para 4 violões, one of the compositions of the portfolio that accompanies the theoretical discussion in the thesis, along with two other works: 10 peças para quinteto de madeiras and 3 Solos para Fernando Mattos. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Collections
-
Music (417)
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