A preparação para a interpretação de Beams of Love (1989) ao órgão da capela São José (Canoas, RS) : ferramentas para a escolha de registros da segunda peça de Oblations of remembrance de Norberto Guinaldo (1937)
dc.contributor.advisor | Carvalho, Any Raquel Souza de | pt_BR |
dc.contributor.author | Terraza, Adrián | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-11T04:47:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/225525 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda o processo do organista na registração de uma obra para órgão, investigando as possibilidades sonoras e de funcionamento do órgão a serem utilizadas como elemento veiculador entre o organista e o texto musical. Sob o ponto de vista conceitual, o trabalho mostra bases e princípios dos registros e do ato de registrar por parte do organista. A presente dissertação direciona-se à estudantes de órgão, organistas, compositores e outros músicos que queiram descobrir as possibilidades sonoras e o funcionamento do instrumento, assim como somar uma obra contemporânea ao repertório organístico. A metodologia envolve trabalho de cunho analítico, reflexivo e prático associado à coleta de informações para a preparação da registração da segunda peça, Beams of Love, da obra do compositor argentino Norberto Guinaldo (1937), Oblations of Remembrance: Three Symphonic Meditations based on California Mission’s Themes for Organ (1989). A primeira parte do trabalho contém um levantamento bibliográfico sobre a composição dos registros e sua classificação, seguido de um estudo da disposição dos registros e do funcionamento do órgão da Capela São José da cidade de Canoas, Rio Grande do Sul (Brasil). Finaliza com uma análise das indicações de registração indicadas na partitura pelo compositor, junto com minhas escolhas de registros e gravações de trechos destas combinações adaptadas ao órgão da Capela São José. Esta pesquisa revela que a registração ao órgão implica um grande conhecimento dos registros disponíveis no órgão onde a obra será executada, assim como da construção do órgão e seu funcionamento, como são classificados e como soam, seguido de um processo de preparação e provas das combinações de registros escolhidos prévias à performance. As informações coletadas e expostas neste estudo servem para sustentar a realização da registração para Beams of Love de Guinaldo. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work deals with the organist's process when registering a work for the pipe organ, investigating its sound possibilities and function while used as a means between the organist and the musical text. From a conceptual point of view, a basis and principles of registers (stops) are shown, as well as the act of selecting adequate registration. This work is aimed for organ students, organists, composers, and other musicians who desire to discover the sound possibilities and operational mechanisms of the instrument, as well as incorporate a contemporary piece to one’s repertoire. The methodology involves an analytical, reflective, and practical work associated with the collection of information to prepare the registration of the second piece, Beams of Love, of the work Oblations of Remembrance: Three Symphonic Meditations based on California Mission's Themes for Organ (1989), by the Argentine composer Norberto Guinaldo (1937). The first part of this work contains a bibliographic review of pipe organ stops in general and their classification, followed by a study of the disposition of stops and how the organ of the São José Chapel, in the city of Canoas, Rio Grande do Sul (Brazil) functions. The latter part of the work contains an analysis of the registration indications by the composer in the score, along with my choices of registration and recordings of selected excerpts adapted to the organ of the São José Chapel. Research findings reveal that organ registration involves knowledge of the stops of the organ in question, as well as its construction and funtcion, how the stops are classified and they sound, followed by a process of preparing and testing combinations of registrations prior to performance. The information collected and presented in this study serves to support the realization of the registration for Beams of Love by Guinaldo. | en |
dc.description.abstract | Este trabajo aborda el proceso del organista en la registración de una obra para órgano, investigando las posibilidades sonoras y de funcionamiento del órgano para ser utilizado como elemento vinculante entre el organista y el texto musical. Desde punto de vista conceptual, el trabajo muestra bases y principios de la registración y el acto de registrar por parte del organista. Esta disertación está dirigida a estudiantes de órgano, organistas, compositores y otros músicos que quieran descubrir las posibilidades sonoras y el funcionamiento del instrumento, así como para sumar una obra contemporánea al repertório de órgano. La metodología implica un trabajo analítico, reflexivo y práctico asociado a la recopilación de información para preparar la registración de la segunda pieza, Beams of Love, de la obra del compositor argentino Norberto Guinaldo (1937), Oblations of Remembrance: Three Symphonic Meditations based on California Mission's Themes for Organ (1989). La primera parte del trabajo contiene un relevamiento bibliográfico sobre la composición de los registros y su clasificación, seguido de un estudio de la disposición de los registros y el funcionamiento del órgano de la Capilla de São José en la ciudad de Canoas, Rio Grande do Sul. (Brasil), finalizando con un análisis de las indicaciones de registración indicadas en la partitura por el compositor, junto con mis selecciones de registros y grabaciones de extractos de estas combinaciones adaptadas al órgano de la Capilla de São José. Esta investigación revela que la registración en órgano implica un gran conocimiento de los registros disponibles en el instrumento donde se tocará, así como de la construcción del órgano y su funcionamiento, como se clasifican y cómo suenan, seguido de un proceso de preparación y prueba de las combinaciones seleccionadas de registros antes de la interpretación. La información recopilada y expuesta en este estudio sirve para respaldar la realización de la registración para Beams of Love de Guinaldo. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Guinaldo, Norberto | pt_BR |
dc.subject | Organ registration | en |
dc.subject | Organistas | pt_BR |
dc.subject | Selection of stops | en |
dc.subject | Organ at São José Chapel | en |
dc.subject | Órgão tubular | pt_BR |
dc.subject | Oblations of remembrance | en |
dc.subject | Beams of Love | en |
dc.subject | Registración en el órgano de tubos | es |
dc.subject | Órgano de la Capilla San José | es |
dc.subject | Elección de registros | es |
dc.title | A preparação para a interpretação de Beams of Love (1989) ao órgão da capela São José (Canoas, RS) : ferramentas para a escolha de registros da segunda peça de Oblations of remembrance de Norberto Guinaldo (1937) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001129921 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Music (417)