Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorKulpa, Cínthia Costapt_BR
dc.contributor.authorSum, Amanda Finklerpt_BR
dc.date.accessioned2021-08-11T04:47:03Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225517pt_BR
dc.description.abstractA cor é por sua essência um elemento de transformação visual, diretamente ligado a estética de qualquer espaço cênico que se possa experimentar visualmente; seja colorido, monocromático, um acorde cromático ou até mesmo preto e branco. Mesmo não sendo um código específico do cinema, a cor está presente em qualquer produção fílmica e é considerada item fundamental no processo de edição e tratamento da imagem, dando assim corpo à estética do filme. Neste trabalho, porém, parte-se de um princípio que transborda esse uso: de que a cor tem condições de afetar a ideia e mensagem de um filme, diretamente associada ao sentido da arte do cinema, atuando assim como componente de linguagem da narrativa. Com o auxílio de uma análise de similares entre quatro filmes selecionados, cujas histórias são focadas em indivíduos e suas visões de mundo, e que apresentam destaque no uso da cor, foi possível observar a composição das paletas de cores e suas relações arbitrárias dentro de cada narrativa, realizando associações de construção de sentido com o uso da cor. Percebeu-se, por exemplo, que ao utilizar cores de base se obtém novos arranjos e sentidos ao imaginário na narrativa cinematográfica, possibilitando desconstruir o significado de uma cor no senso comum ou de estudos previamente estabelecidos. A cor pode ser, portanto, componente importante da linguagem cinematográfica, ampliando sua função além da estética.pt_BR
dc.description.abstractThe color is in its essence an element of visual transformation, directly connected to the aesthetics of every scenic space that it can be visually experienced; either colorful, monochrome, chromatic cord or black and white. Although it is not a specific cinema code, color is present in every film production and it is considered an essential point in the process of editing and treating images. In this paper, however, it is going to discuss that color may affect the idea and the message of a movie and it is directly associated with the meaning of the art of cinema. Color also works as a a component of the story's narrative. It was made an analysis of common points in four movies, whose plots are focused on individuals and their worldview. It was possible to observe the composition of color palettes and their arbitrary relations in the narratives, creating associations with the construction of meaning with the use of color. It was able to see that it is possible to deconstruct the meaning of color in the common sense when base colors are used. Color can be, therefore, an important component of movie language.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign cenográficopt_BR
dc.subjectColoren
dc.subjectCenografiapt_BR
dc.subjectCinemaen
dc.subjectLanguageen
dc.subjectCorpt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectImaginaryen
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.titleA cor no espaço cênico além da estética : uma análise do uso da cor como elemento de linguagem no cinemapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001129896pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Design Cenográficopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem