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dc.contributor.authorLeite, Denise Balarine Cavalheiropt_BR
dc.date.accessioned2021-08-10T04:32:24Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.issn1414-4077pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225499pt_BR
dc.description.abstractEste artigo discute a questão dos processos de redesenho das universidades após reformas e avaliações dos anos 1990 e o advento da Universidade Liberal Híbrida e da Universidade Global, ambos modelos concernentes ao pensamento hegemônico global. Ao constatar a presença destes novos desenhos de universidade, levanto dúvidas sobre a compreensão que temos sobre a força do pensamento hegemônico, dominante; sobre o aprisionamento de sentidos, um modo também único de ver as reformas da universidade que obscurece ou descredencia desenhos alternativos, inclusive de avaliação. Discuto esta possibilidade com uma incursão breve sobre as idéias de B. Santos, Laclau e Mouffe, dentre outros autores. Com base em casos estudados, proponho as condições para uma Avaliação Institucional Participativa (AIP) que funcione como um campo de projetos de democracia forte para a construção de uma Universidade Socialmente Empreendedora.pt_BR
dc.description.abstractThis article deals with the question of the redesign of universities due to 1990'reforms and the rise of the Liberal Hybrid University and of the Global University, both concerned to global hegemonic thought. I ask about the comprehension of the hegemony concept, if it does not make a meaning imprisonment, a way of seeing evaluations and university reforms that smokes and disaccredits new evaluation alternatives. I discuss this possibility with a brief incursion over B. Santos and Laclau and Mouffe ideas. Taking studied evaluation cases, I state the conditions for an Institutional Participative Evaluation as a field of strong democracy projects aiming to constitute a Social Entrepreneurial University.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAvaliação : revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior. Campinas, SP. Vol. 10, n. 1 (mar. 2005), p. 51-70pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectParticipative Institutional Evaluationen
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectStrong Democracyen
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectSocial Entrepreneurial Universityen
dc.titleAvaliação institucional participativa e a universidade socialmente empreendedorapt_BR
dc.title.alternativeParticipative institutional evaluation and the social entrepreneurial university en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000468112pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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