Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarbonai, Davidept_BR
dc.contributor.authorMiranda, Matheus Prado dept_BR
dc.date.accessioned2021-08-10T04:32:08Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225466pt_BR
dc.description.abstractA presença de estudantes com deficiência no Ensino Superior está em ascensão ano após ano, tornando necessária a contribuição das universidades e do Estado na criação de políticas públicas e aspectos legais de inclusão e acessibilidade para acolher estes estudantes de forma ideal. O presente trabalho teve como objetivo analisar e compreender, a partir dos dados da educação superior (2011-2019), o desenvolvimento da inserção dos estudantes com Necessidades Especiais de Educação (NEE) e a influência das políticas públicas elaboradas para atender as demandas e garantir a igualdade ao longo da graduação no período analisado. Para isso, foi utilizada a metodologia de coleta e análise de dados quantitativa. Através da abordagem quantitativa, buscou-se compreender o contexto de possíveis problemas que cercam esses estudantes. Com os resultados, é possível observar o aumento de, aproximadamente, 110% em matrículas de alunos com NEE no ano de 2019, em comparação com os dados de 2011. Analisando os setores individualmente, o setor público teve um aumento no número de matrículas desses alunos de 180%, indicando a efetividade na aplicação de ações que contribuam com o processo de inclusão de estudantes NEE. Da mesma forma, o setor privado também apresentou sinais de evolução no crescimento do número de matrículas de alunos NEE entre 2011 e 2019, atingindo em 2019 a marca de 80% mais matrículas desses alunos que o ano de 2011. Todas as políticas e ações elaboradas para promover a inclusão de estudantes NEE no ensino superior tiveram influência para que os níveis de alunos com NEE em Instituições de Ensino Superior (IES) tivessem uma evolução significativa ao final do período estudado. Ainda assim, as IES têm uma longa jornada para alcançar o ideal na capacidade de acolhimento e formação dos estudantes NEE.pt_BR
dc.description.abstractThe presence of students with disabilities in Higher Education is on the rise year after year, making it necessary for universities and the State to contribute to the creation of public policies and legal aspects of inclusion and accessibility to welcome these students in an ideal way. This study aimed to analyze and understand, based on data from higher education (2011-2019), the development of insertion of students with Special Education Needs (SEN) and the influence of public policies designed to meet the demands and ensure equality throughout graduation in the analyzed period. For this, the quantitative data collection and analysis methodology was used. Through the quantitative approach, we sought to understand the context of possible problems that surround these students. With the results, it is possible to observe an increase of approximately 110% in enrollments of students with SEN in the year 2019, in comparison with the data of 2011. Analyzing the sectors individually, the public sector had an increase in the number of enrollments of these 180% students, indicating the effectiveness in the application of actions that contribute to the process of inclusion of SEN students. In the same way, the private sector also showed signs of evolution in the growth in the number of enrollments of SEN students between 2011 and 2019, reaching in 2019 the mark of 80% more enrollments of these students than the year of 2011. All policies and actions elaborated to promote the inclusion of SEN students in higher education, they had an influence so that the levels of students with SEN in Higher Education Institutions (HEIs) had a significant evolution at the end of the period studied. Even so, HEIs have a long journey to reach the ideal in the capacity of welcoming and training SEN students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAccessibilityen
dc.subjectInclusionen
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectLegislationen
dc.subjectPublic policyen
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleEducação inclusiva : uma análise na participação de estudantes com necessidade especial de educação no ensino superior brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001129624pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples