Desaparecimentos : existências intermitentes
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Date
2021Author
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A pesquisa aqui apresentada aborda a ausência do corpo-matéria, o desaparecimento da lembrança e a restituição da memória condensada no corpo-imagem, bem como reflete sobre os limites do corpo secundário assumido pelo suporte fotográfico, isto é, o que salta o corpo imagem para nos olhar em retorno? Autores como Baruch Espinoza e Roland Barthes dirão que é o afeto; Walter Benjamin, por sua vez, diria que tratamos da aura. Colocados em diálogo com pensadores que versam sobre luto, memória e desa ...
A pesquisa aqui apresentada aborda a ausência do corpo-matéria, o desaparecimento da lembrança e a restituição da memória condensada no corpo-imagem, bem como reflete sobre os limites do corpo secundário assumido pelo suporte fotográfico, isto é, o que salta o corpo imagem para nos olhar em retorno? Autores como Baruch Espinoza e Roland Barthes dirão que é o afeto; Walter Benjamin, por sua vez, diria que tratamos da aura. Colocados em diálogo com pensadores que versam sobre luto, memória e desaparecimento, estes autores subsidiarão o aprofundamento de uma série de questões que circundam a imagem como possibilidade de [re]descoberta da existência desaparecida por meio do corpo secundário gestado na imagem. Com a emergência da temática memorial e confessional na arte contemporânea, a catarse do ser e do sentir torna-se visual. As reverberações da fotografia como arquétipo de busca serão analisadas tendo a narrativa familiar como bússola norteadora para a [re]construção identitária. Ademais, concebo a presença como fato intermitente que se intervala entre o desaparecimento e a nova forma de existir, disto decorre a ambiguidade do conhecer, encontrar, criar, construir, expressas no destaque do prefixo [re]. Ancorada nas questões de cunho confessional elaboradas pelos artistas contemporâneos brasileiros Henrique Carneiro, Sabrina Pestana e André Penteado, bem como pelas artistas argentinas Maria Soledad Nívoli e Mariela Sancari nos dias subsequentes de seus lutos, a necessidade da ressignificação (ou reconstrução) da matéria por meio da imagem artística delinear-se-á no contorno da criação de dispositivos de lembrança fundados na imagem fotográfica, encontrando fruição na imagem como meio de materialização do corpo ausente. ...
Abstract
The research presented here addresses the absence of the body-matter, the disappearance of memory and the surrender of condensed memory in the body-image, as well as reflecting on the limits of the secondary body assumed by the photographic support, that is, what alt the body- image to look at us in return? Authors such as Baruch Espinoza and Roland Barthes will say that it is affection; Walter Benjamin, in turn, would say that we deal with the aura. Placed in dialogue with thinkers who deal wi ...
The research presented here addresses the absence of the body-matter, the disappearance of memory and the surrender of condensed memory in the body-image, as well as reflecting on the limits of the secondary body assumed by the photographic support, that is, what alt the body- image to look at us in return? Authors such as Baruch Espinoza and Roland Barthes will say that it is affection; Walter Benjamin, in turn, would say that we deal with the aura. Placed in dialogue with thinkers who deal with mourning, memory and disappearance, these authors will subsidize the deepening of a series of questions that surround the image as a possibility of [re]discovery the disappeared existence through the secondary body generated in the image. With the emergence of the memorial and confessional theme in contemporary art, the catharsis of being and feeling becomes visual. The reverberations of photography as a search archetype will be analyzed with the family narrative as a guiding compass for the [re]construction of identity. Furthermore, I conceive of presence as an intermittent fact that intervenes between the disappearance and the new way of existing, from this arises the ambiguity of knowing, finding, creating, building, expressed in the prominence of the prefix [re]. Anchored in the confessional questions elaborated by the contemporary Brazilian artists Henrique Carneiro, Sabrina Pestana and André Penteado, as well as by the Argentine artists Maria Soledad Nívoli and Mariela Sancari in the subsequent days of their mourning, the need for the resignification (or reconstruction) of the matter through the artistic image will be outlined in the outline of the creation of memory devices based on the photographic image, finding fruition in the image as a means of materializing the absent body. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Collections
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Visual Arts (476)
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