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dc.contributor.advisorBúrigo, Elisabete Zardopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Luiz Fernando dapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-06T04:43:03Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225332pt_BR
dc.description.abstractFrente à exigência legal de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental, a partir de 2020, a pesquisa buscou escutar professores, especificamente, quatro professoras que ensinam Matemática em escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. E, nessa escuta, pretendeu entender como as professoras se posicionam frente à BNCC, analisando como o discurso dessa política curricular chegou ao cotidiano escolar e como foi percebida por essas professoras. A investigação foi realizada por meio de um estudo de natureza qualitativa, inspirada nos procedimentos da pesquisa narrativa, na qual constituíram fontes de dados entrevistas semiestruturadas, consulta a leis e decretos federais e estaduais e documentos curriculares produzidos no município de São Leopoldo, e também o registro de observações de alguns eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Educação relacionados ao processo de elaboração e implementação do documento orientador do currículo municipal. A dissertação fundamentou-se na perspectiva de currículo de José Gimeno Sacristán, mobilizando aproximações entre as autoras Inês Barbosa de Oliveira, Nilda Alves, Justa Ezpeleta e Elsie Rockwell em relação ao entendimento do currículo como criação cotidiana. E em autores como Álvaro Luiz Moreira Hypolito, que vem desenvolvendo estudos sobre trabalho docente, gestão escolar e avaliação frente às políticas curriculares; Branca Jurema Ponce, que vem contribuindo na análise das políticas curriculares e suas consequências no trabalho docente; e, ainda, Elizabeth Fernandes de Macedo, que vem discutindo os sentidos das políticas curriculares. A BNCC na Rede Municipal de Ensino de São Leopoldo está sendo implementada de modo e em ritmo variado nas escolas, com a inclusão, nos planejamentos, das habilidades e objetos de conhecimento previstos nesse documento. O Documento Orientador do Currículo do Território de São Leopoldo/RS: Princípios e Concepções, elaborado em âmbito municipal, segue uma lógica diferente da BNCC, apresentando princípios e diretrizes para a educação escolar. A escuta das professoras mostra, contudo, que o processo de elaboração desse documento foi limitado e não contribuiu para seu empoderamento na reflexão, planejamento e implementação dos currículos.pt_BR
dc.description.abstractGiven the legal requirement to implement the National Common Core (BNCC) for Elementary School, starting in 2020, the research sought to listen to teachers. We heard four teachers who teach Mathematics in Elementary Schools in the Municipal School System of São Leopoldo, in Rio Grande do Sul. We present an analysis of how a national curriculum's discourse reaches the teaching routine and how teachers interpret it. We carried out the investigation through a qualitative study, inspired by the narrative research procedures, in which semi-structured interviews, consultation of federal and state laws and decrees, and curriculum documents produced in the municipality of São Leopoldo were sources of data, and also the records of observations of some events promoted by the Municipal Education Department related to the process of elaboration and implementation municipal curriculum's guiding document. The dissertation took José Gimeno Sacristán’s curriculum’s perspective as a basis, mobilizing approximations between the authors Inês Barbosa de Oliveira, Nilda Alves, Justa Ezpeleta, and Elsie Rockwell concerning the understanding of the curriculum as an everyday creation. We also relied on authors such as Álvaro Luiz Moreira Hypolito, who has been developing studies on teaching work, school management, and educational evaluation in the context of curriculum regulation policies; Branca Jurema Ponce, who has contributed to the analysis of curricular policies and their consequences in pedagogical practice; and Elizabeth Fernandes de Macedo, who has been discussing the meanings of curricular governmental strategies. The study identified that BNCC in the Municipal Education Network of São Leopoldo is being implemented in schools, however, teachers do not feel pressured to change the planning of curricular practice to meet the demands of this policy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectNational Common Coreen
dc.subjectMathematics Educationen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectMiddle Schoolen
dc.subjectMatemática escolarpt_BR
dc.subjectTeaching Worken
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectCotidiano escolarpt_BR
dc.subjectSchool Daily Lifeen
dc.titleO currículo escolar frente à base nacional comum curricular : um estudo com professores de matemática da rede municipal de ensino de São Leopoldopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001129271pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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