História e trabalho na indústria do plástico : um relato de experiência sobre o trabalho como princípio educativo no ensino de História
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
Essa dissertação discute as possibilidades de utilização dos processos e relações de trabalho na indústria como fundamento da organização do processo educativo na disciplina de História ofertada para o Curso Técnico em Plásticos Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), câmpus de Sapucaia do Sul. Como dimensão propositiva realizei um curso de 30 horas através do AVA-Moodle, buscando compreender e explicar limites e possibilidades ...
Essa dissertação discute as possibilidades de utilização dos processos e relações de trabalho na indústria como fundamento da organização do processo educativo na disciplina de História ofertada para o Curso Técnico em Plásticos Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), câmpus de Sapucaia do Sul. Como dimensão propositiva realizei um curso de 30 horas através do AVA-Moodle, buscando compreender e explicar limites e possibilidades do trabalho como princípio educativo no contexto histórico de crise estrutural do capitalismo, marcado por desemprego e precarização do trabalho. A proposta foi que os estudantes interpretassem fontes para o estudo da história do trabalho, elaborando problemas e narrativas de cunho historiográfico acerca de aspectos do trabalho no setor, situando-os em suas relações de sucessão e simultaneidade com os processos de industrialização e desenvolvimento histórico do capitalismo. Acredito que o curso atingiu seu objetivo geral ao possibilitar a construção de uma proposta para a utilização do trabalho como princípio educativo no ensino de História, estimulando o aprendizado de conceitos e processos históricos, e a compreensão da realidade atual como síntese de acontecimento anteriores, e parte de um processo permanente de transformação. ...
Resumen
Esta disertación analiza las posibilidades de utilizar los procesos y relaciones de trabajo en la industria como base para la organización del proceso educativo en la disciplina de Historia en el Curso Técnico en Plasticos Integrado a la enseñanza secundaria en el Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), campus de Sapucaia do Sul. Como dimensión proposicional, realicé un curso de 30 horas a través del AVA-Moodle, buscando compreender y explicar los límites ...
Esta disertación analiza las posibilidades de utilizar los procesos y relaciones de trabajo en la industria como base para la organización del proceso educativo en la disciplina de Historia en el Curso Técnico en Plasticos Integrado a la enseñanza secundaria en el Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), campus de Sapucaia do Sul. Como dimensión proposicional, realicé un curso de 30 horas a través del AVA-Moodle, buscando compreender y explicar los límites y posibilidades del trabajo como principio educativo en el contexto histórico de crisis estructural del capitalismo, marcado por el desempleo y el trabajo precario. La propuesta fue que los estudiantes interpretan fuentes para el studio de la historia del trabajo, elaborando problemas y narrativas de carácter historiográfico sobre aspectos del trabajo en el sector, situándolos en sus relaciones de sucesión y simultaneidad con los procesos de industrialización y desarrollo histórico del capitalismo. Creo que el curso logró su objetivo general al posibilitar la construcción de una propuesta para el uso del trabajo como principio educativo en la enseñanza de Historia, estimulando el aprendizaje de conceptos y processos históricos, y la comprensión de la realidad actual como síntesis de hechos anteriores, y parte de un proceso de transformación permanente. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Ensino de História (59)
Este item está licenciado na Creative Commons License
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Entre história e ladainhas de capoeira : uma possível narrativa no ensino de história
Garcia, Rodrigo Santiago da Silva (2019) [Dissertação]A presente dissertação é uma narrativa sobre uma pesquisa fundamentada em uma dimensão propositiva que proporcionou diálogo entre as metodologias de pesquisa e a metodologia de ensino. Desenvolvida para o ensino de história ... -
“Professora, e as mulheres nessa história toda?” : sujeitos invisíveis e as relações de gênero nas aulas nos anos finais do Ensino Fundamental, reflexões a partir de uma narrativa literária
Soares, Daniela de Lima (2021) [Dissertação]O presente trabalho buscou mobilizar a categoria gênero para reconhecer e incluir as mulheres na história ensinada. A fim de analisar minha própria prática pedagógica e compreender se, e como, ela estaria reproduzindo ou ... -
Depoimento de Jeferson Matos de Colares
Colares, Jeferson Matos de; Goellner, Silvana Vilodre (2010) [Entrevista]Início do envolvimento com o Projeto Segundo Tempo Universitário; metodologia de ensino; proposta junto às modalidades de futsal e handebol; opção por não dividir as turmas por sexo; importância do projeto para a comunidade ...