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dc.contributor.advisorWasserman, Claudiapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Rafael dept_BR
dc.date.accessioned2021-08-06T04:41:10Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225256pt_BR
dc.description.abstractEssa dissertação discute as possibilidades de utilização dos processos e relações de trabalho na indústria como fundamento da organização do processo educativo na disciplina de História ofertada para o Curso Técnico em Plásticos Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), câmpus de Sapucaia do Sul. Como dimensão propositiva realizei um curso de 30 horas através do AVA-Moodle, buscando compreender e explicar limites e possibilidades do trabalho como princípio educativo no contexto histórico de crise estrutural do capitalismo, marcado por desemprego e precarização do trabalho. A proposta foi que os estudantes interpretassem fontes para o estudo da história do trabalho, elaborando problemas e narrativas de cunho historiográfico acerca de aspectos do trabalho no setor, situando-os em suas relações de sucessão e simultaneidade com os processos de industrialização e desenvolvimento histórico do capitalismo. Acredito que o curso atingiu seu objetivo geral ao possibilitar a construção de uma proposta para a utilização do trabalho como princípio educativo no ensino de História, estimulando o aprendizado de conceitos e processos históricos, e a compreensão da realidade atual como síntese de acontecimento anteriores, e parte de um processo permanente de transformação.pt_BR
dc.description.abstractEsta disertación analiza las posibilidades de utilizar los procesos y relaciones de trabajo en la industria como base para la organización del proceso educativo en la disciplina de Historia en el Curso Técnico en Plasticos Integrado a la enseñanza secundaria en el Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), campus de Sapucaia do Sul. Como dimensión proposicional, realicé un curso de 30 horas a través del AVA-Moodle, buscando compreender y explicar los límites y posibilidades del trabajo como principio educativo en el contexto histórico de crisis estructural del capitalismo, marcado por el desempleo y el trabajo precario. La propuesta fue que los estudiantes interpretan fuentes para el studio de la historia del trabajo, elaborando problemas y narrativas de carácter historiográfico sobre aspectos del trabajo en el sector, situándolos en sus relaciones de sucesión y simultaneidad con los procesos de industrialización y desarrollo histórico del capitalismo. Creo que el curso logró su objetivo general al posibilitar la construcción de una propuesta para el uso del trabajo como principio educativo en la enseñanza de Historia, estimulando el aprendizaje de conceptos y processos históricos, y la comprensión de la realidad actual como síntesis de hechos anteriores, y parte de un proceso de transformación permanente.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrabajoes
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectTrabajo como principio educativoes
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnseñanza de la Historiaes
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectEnseñanza Sencundariaes
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleHistória e trabalho na indústria do plástico : um relato de experiência sobre o trabalho como princípio educativo no ensino de Históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001129277pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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