Estudo do gesto em danças de culturas populares sob uma perspectiva sistêmica
Visualizar/abrir
Data
2017Tipo
Assunto
Resumo
O presente artigo tem como proposta analisar a possibilidade de articulação dos princípios que constituem práticas de estudo do gesto expressivo com investigações no campo das danças das culturas populares. Para tanto, assumimos a perspectiva sistêmica de produção do conhecimento como o eixo que sustenta esta relação. Elaboramos a seguinte pergunta como norteadora da investigação: é possível que as ferramentas de compreensão do corpo na dança – as quais temos acesso pelos estudos que impregnam ...
O presente artigo tem como proposta analisar a possibilidade de articulação dos princípios que constituem práticas de estudo do gesto expressivo com investigações no campo das danças das culturas populares. Para tanto, assumimos a perspectiva sistêmica de produção do conhecimento como o eixo que sustenta esta relação. Elaboramos a seguinte pergunta como norteadora da investigação: é possível que as ferramentas de compreensão do corpo na dança – as quais temos acesso pelos estudos que impregnam as pedagogias contemporâneas em dança – atuem numa abordagem sistêmica ao se relacionarem com o fazer da dança popular? Para desenvolver tal questão, buscamos o exercício reflexivo a partir de uma pesquisa documental com referências que trabalham com a aprendizagem de movimento no campo da dança e com o universo das danças populares brasileiras. Destacamos, entre as referências bibliográficas, as publicações de Christine Roquet (2011), Antônio Nóbrega (2013, 1995) e Graziela Rodrigues (2005). Esta pesquisa realizou-se a partir de um referencial que aborda a característica hologramática e complexa dos fazeres humanos. Com esse estudo, foi possível refletir sobre o trabalho de artistas que dialogam com gestos das danças populares, bem como fundamentar uma argumentação a fim de destacar o que significa um trabalho em dança sob uma postura sistêmica. ...
Abstract
The present article aims to analyze the possibility of articulating the principles that constitute the expressive gesture study practices with investigations in the field of popular cultures’ dances. For such, we assume the systemic perspective of knowledge production. The question that guided the investigation was: is it possible that the tools of body comprehension in dance – to which we have access through the studies that impregnate contemporary pedagogies in dance – act in a systemic appro ...
The present article aims to analyze the possibility of articulating the principles that constitute the expressive gesture study practices with investigations in the field of popular cultures’ dances. For such, we assume the systemic perspective of knowledge production. The question that guided the investigation was: is it possible that the tools of body comprehension in dance – to which we have access through the studies that impregnate contemporary pedagogies in dance – act in a systemic approach as they relate to the making of popular dance? We sought the reflexive exercise from a documental research with references that deal with movement learning in the dance field and with the universe of Brazilian popular dances. We highlight the publications of Christine Roquet (2011), Antônio Nóbrega (2013, 1995) and Graziela Rodrigues (2005). This research was conducted from a referential which adresses the hologramatic and complex characteristic of human doings. With this study, it was possible to reflect on the work of artists that articulate with gestures of popular dances, as well as to base an argumentation in order to highlight what it means to work in dance under a systemic stance. ...
Contido em
Cena. Porto Alegre. N. 22 (jul./out. 2017), p. 197-207.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências da Saúde (10760)
Este item está licenciado na Creative Commons License