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dc.contributor.authorBossle, Cibele Biehlpt_BR
dc.contributor.authorFraga, Alex Brancopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-03T04:31:07Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn0104-754Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/224950pt_BR
dc.description.abstractEste estudo de cunho qualitativo objetivou compreender as condições de possibilidade para a materialização do “fazer científico” na matriz curricular do curso de Educação Física (EF) da EsEFID/UFRGS. A literatura sobre o processo de cientifização da EF, assentado em uma racionalidade biomédica, e os documentos prospectados na própria instituição constituíram, respectivamente, a teoria e a empiria do estudo. Para apreciação dos documentos foi utilizada a análise documental, apoiada nas orientações de André Cellard (2012). A análise do marco documental empírico permitiu visualizar na micropolítica desta instituição específica o movimento macropolítico de cientifização da EF, demarcado pelo declínio de um modelo técnico-esportivo e pela assunção de uma racionalidade biomédica desportiva no perfil formativo da área.pt_BR
dc.description.abstractThis qualitative study aimed at understanding the conditions for “scientific practice” under the Physical Education Curriculum at EsEFID/UFRGS. Literature on the process of scientificization of PE, based on biomedical rationality and the documents prospected at the institution itself, were the study’s theoretical and empirical basis. Documents were examined based on documental analysis according to André Cellard’s views. The analysis of the empirical document framework allowed us to see in the micropolitics of that specific institution the macropolitical movement of sientificization of PE, marked by the decay of a technical-sporting model and the rise of sporting biomedical rationality in the area’s educational profile.en
dc.description.abstractEste estudio de cuño cualitativo tiene como objetivo comprender las condiciones de posibilidad para la materialización del “quehacer científico” en la matriz curricular del curso de Educación Física (EF) de la EsEFID/UFRGS. La literatura acerca del proceso de cientifización de la EF, asentado en una racionalidad biomédica, y los documentos prospectados en la propia institución, constituyeron, respectivamente, lo teórico y lo empírico del estudio. Para la apreciación de los documentos fue utilizado el análisis documental, apoyado en las orientaciones de André Cellard (2012). El análisis del marco documental empírico, permitió visualizar en la micropolítica de esta institución específica el movimiento macropolítico de cientifización de la EF, demarcado por la decadencia de un modelo técnico-deportivo y por el surgimiento de una racionalidad biomédica deportiva en el perfil formativo del área.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMovimento. Porto Alegre. Vol. 22, n. 3 (jul./set. 2016), p. 877-888.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação física e treinamentopt_BR
dc.subjectPhysical education and trainingen
dc.subjectQualitative researchen
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subjectQualitative analysisen
dc.subjectEducación Física y Entrenamientoes
dc.subjectInvestigación Cualitativaes
dc.subjectAnálisis Cualitativoes
dc.titleA racionalidade biomédica desportiva e a materialização do fazer científico na matriz curricular do curso de Educação Física da UFRGSpt_BR
dc.title.alternativeSporting biomedical rationality and materialization of scientific practice at UFRGS’s Physical Education School en
dc.title.alternativeLa racionalidad biomédica deportiva y la materialización del quehacer científico en la matriz curricular del curso del Educación Física de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001011551pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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