Una Arquitetos : uma investigação sobre projeto
Fecha
2020Otro título
Una Architects : an investigation about project
Materia
Resumo
O escritório paulista UNA Arquitetos, fundado em 1996, tem ganhado notoriedade no cenário da arquitetura contemporânea brasileira. Como caracterizar suas obras? Quais "lições projetuais" podem ser depreendidas delas para subsidiar novas práticas e reflexões? Sem estabelecer discursos definitivos sobre esses questionamentos, o estudo ensaia uma análise tipológica da sua produção. Agrupadas em torno de estruturas formais comuns e organizadas cronologicamente, o artigo estabelece relações entre as ...
O escritório paulista UNA Arquitetos, fundado em 1996, tem ganhado notoriedade no cenário da arquitetura contemporânea brasileira. Como caracterizar suas obras? Quais "lições projetuais" podem ser depreendidas delas para subsidiar novas práticas e reflexões? Sem estabelecer discursos definitivos sobre esses questionamentos, o estudo ensaia uma análise tipológica da sua produção. Agrupadas em torno de estruturas formais comuns e organizadas cronologicamente, o artigo estabelece relações entre as obras, revelando um enlace e nós de soluções projetuais. Entre continuidades e rupturas, busca-se "didatizar" a análise dos seus projetos, revertendo em argumentos que subsidiem a prática profissional, o ensino e a pesquisa em arquitetura ...
Abstract
The UNA architect’s office, based in São Paulo, founded in 1996, has gained notoriety in the scenario of contemporary Brazilian architecture. How to characterize their works? What "project lessons" can be learned from them to support new practices and reflections? Without establishing definitive discourses on these questions, the study tests a typological analysis of their production. Grouped in common formal structures and organized chronologically, the article establishes relationships betwee ...
The UNA architect’s office, based in São Paulo, founded in 1996, has gained notoriety in the scenario of contemporary Brazilian architecture. How to characterize their works? What "project lessons" can be learned from them to support new practices and reflections? Without establishing definitive discourses on these questions, the study tests a typological analysis of their production. Grouped in common formal structures and organized chronologically, the article establishes relationships between works, revealing a link and nodes of design solutions. Between continuities and ruptures,the aim is to "educate" the the analysis of their projects, reverting to arguments that support professional practice, teaching and research in architecture. ...
En
Arquitetura revista. São Leopoldo. Vol. 16, n.2 (jul./dez. 2020), p. 176-196
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