Show simple item record

dc.contributor.authorLuccas, Luis Henrique Haaspt_BR
dc.date.accessioned2021-08-03T04:30:40Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn1518-9554pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/224908pt_BR
dc.description.abstractO texto examina a arquitetura moderna produzida no Brasil definida de modo reducionista como "estilo internacional". Resultante das influências convergentes de Mies van der Rohe, Marcel Breuer, Case Study House Program e Concretismo, entre outras, foi adotada em São Paulo com precedência, constituindo uma alternativa ao modelo hegemônico corbusiano-carioca vigente. Seu acento construtivo perseguia características como síntese, racionalismo, atemporalidade e conseqüente universalidade, afastando-se da matriz corbusiana e dos traços autóctones responsáveis pelo êxito internacional daquela. Esse padrão alternativo de arquitetura moderna teve sua influência irradiada para outras regiões do país, como a cidade de Porto Alegre, atingida proposta vencedora do concurso para o Palácio Legislativo Riograndense (1958), da autoria de dois arquitetos paulistas. Tal projeto pode ser considerado um "divisor de águas" na arquitetura local, contribuindo, igualmente, para demonstrar o "ponto de inflexão" da supremacia da escola carioca no âmbito nacional, que passaria a dividir espaço com aquela produção dissidente no decorrer dos anos 50.pt_BR
dc.description.abstractThis paper illustrates a variant of brazilian architecture that has mistakenly been called "international style." International style was first adopted in São Paulo as the result of converging influences, including Mies van der Rohe, Marcel Breuer, the Case Study House Program, and Concretism. It defined an alternative to the then prevailing corbusian-carioca model. Its constructive tone sought features like synthesis, rationalism, atemporality, and, consequently, universality, moving away from both the corbusian matrix and the autochthonous features, which together had been responsible for the corbusian model's wide success. The influence of this alternative trend in modern architecture spread to other brazilian regions, including the city of Porto Alegre, where it was part of the winning bid for the Legislative Palace of the Rio Grande do Sul State (1958), designed by two architects from São Paulo. This project marked an important change in that state's architectural production, and helped create a turning point for Brazil, after which the overwhelming carioca school had to make room for dissident architectural style.en
dc.description.abstractEl texto examina una variante de la arquitectura moderna producida en Brasil, llamada de modo reduccionista y equivocado como "estilo internacional". Resultante de las influencias convergentes de Mies van der Rohe, Marcel Breuer, Case Study House Program y el Concretismo, entre otras, esa arquitectura fue adoptada inicialmente en São Paulo, como una alternativa al modelo hegemónico corbusiano-carioca vigente. Su tono constructivo buscaba la síntesis, el racionalismo, la atemporalidad y la consecuente universalidad, alejándose de la matriz corbusiana y de los trazos autóctonos que han garantizado el éxito internacional de la denominada escuela carioca. Ese patrón alternativo de arquitectura moderna ha influenciado otras regiones del país, como la ciudad de Porto Alegre, a que ha llegado a través de la propuesta ganadora del Concurso para el Palacio Legislativo Riograndense (1958), de autoría de dos arquitectos paulistas. Se puede considerar ese proyecto como un separador de aguas en la arquitectura local, además de haber contribuído para manifiestar el punto de inflexión de la supremacía de la escuela carioca en el ámbito nacional, la cual pasaría a compartir espacio con aquella producción disidente durante los años 50.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPós : revista do programa de pós-graduação em arquitetura e urbanismo da FAUUSP. n.27 (jun.2010), p. 46-65pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArquitetura moderna : Brasilpt_BR
dc.subjectModern architecture in Brazilen
dc.subjectModern architecture in São Pauloen
dc.subjectArquitetura moderna : São Paulo (SP)pt_BR
dc.subjectAssembléia Legislativa : Porto Alegrept_BR
dc.subjectInternational styleen
dc.subjectLegislative Palace of Rio Grande do Sulen
dc.subjectArquitetura : Década de 1950 : Brasilpt_BR
dc.subjectPalacio Legislativo del Rio Grande do Sules
dc.subjectPalácio da Justiça, Edifício (Porto Alegre, RS)pt_BR
dc.subjectArquitectura moderna en Brasiles
dc.subjectArquitectura moderna en São Pauloes
dc.subjectEstilo internacionales
dc.titleO sul por testemunha : declínio da hegemonia corbusiano-carioca e ascensão da dissidência paulista na arquitetura brasileira anos 50pt_BR
dc.title.alternativeThe South as a witness : the decline of the corbusian-carioca hegemony and the rise of the dissidence from São Paulo in Brazilian architecture in the 1950sen
dc.title.alternativeEl Sur por testigo : descenso de la hegemonía corbusiano-carioca y ascensión de la disidencia paulista en la arquitectura brasileña años 50es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000759216pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record