Medievalismo nas aulas de História : como o medievalismo pode servir para o entendimento da alteridade nas aulas de História
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em História pretende entender como seria possível levar os produtos da cultura pop, gerados a partir do (neo)medievalismo (constante ato de recriar a Idade Média), para as salas de aula, com o proposito gerar momentos que tornem possível a aprendizagem de conceitos. O principal conceito abordado é a alteridade, e para entender o mesmo, pretende-se demonstrar diversos choques de cultura para demonstrar ...
O presente trabalho apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em História pretende entender como seria possível levar os produtos da cultura pop, gerados a partir do (neo)medievalismo (constante ato de recriar a Idade Média), para as salas de aula, com o proposito gerar momentos que tornem possível a aprendizagem de conceitos. O principal conceito abordado é a alteridade, e para entender o mesmo, pretende-se demonstrar diversos choques de cultura para demonstrar como julgar o outro por um viés etnocêntrico pode gerar preconceitos e conflitos. Aprender com o outro, e com a diferença, através do (neo)medievalismo pode também proporcionar a aprendizagem de conceitos históricos, e no trabalho presente, os conceitos serão de Guerra Santa e de Orientalismo. ...
Abstract
The paper presented as a partial requirement to achieve the title of licensed in History aims to understand how it could be possible to bring the pop culture products, created from the (neo)medievalism (continuos act of recreate the Middle Ages), to a class room, with the purpose of generating learning of concepts. The main concept is alterity, and to understand it, it's intended to experience cultural shock in order to demonstrate judging another with an ethnocentric view may generate prejudic ...
The paper presented as a partial requirement to achieve the title of licensed in History aims to understand how it could be possible to bring the pop culture products, created from the (neo)medievalism (continuos act of recreate the Middle Ages), to a class room, with the purpose of generating learning of concepts. The main concept is alterity, and to understand it, it's intended to experience cultural shock in order to demonstrate judging another with an ethnocentric view may generate prejudices and conflicts. Learning these concepts and the difference, thru the (neo)medievalism, may also generate the learning of historical concepts, and in this paper, the main topic will be the Holy War and the Orientalism. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Coleções
-
TCC História (789)
Este item está licenciado na Creative Commons License