Show simple item record

dc.contributor.advisorMartins, Nikolay Steffenspt_BR
dc.contributor.authorPedroso, Marjorie Batistapt_BR
dc.date.accessioned2021-07-31T04:40:50Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/224847pt_BR
dc.description.abstractBusca-se compreender a posição da retórica na teoria política presente na obra O Príncipe, principalmente no que tange à construção da imagem do príncipe, a partir da própria obra e de comentadores que recentemente escreveram sobre retórica em Maquiavel. O objetivo deste trabalho é demonstrar que a construção da imagem do príncipe adquire um papel essencial na teoria política de O Príncipe, e que Maquiavel aconselha o uso de artifícios retóricos para a conquista e manutenção do poder. Parte-se de um contexto histórico, com abordagem da cultura humanista e da tradição de “espelhos dos príncipes”. Em seguida, entra-se na obra para aprofundar a construção da imagem a partir do parecer, das consequências do ódio e desprezo, e da complementariedade da astúcia com a força a partir da metáfora do leão e da raposa. Por fim, analisam-se os exemplos de Savonarola e de César Bórgia, para verificar se há uma suposta insuficiência da retórica e também para melhor compreender a reputação e, assim, enfrenta-se o vocabulário utilizado por Maquiavel para se referir à construção da imagem, com ênfase à utilização do engano e à influência da virtù.pt_BR
dc.description.abstractThis paper seeks to understand the position of rhetoric in the political theory presented in the work The Prince, paying attention to the construction of the image of the prince, based on the book itself, and based on authors who recently wrote about rhetoric in Machiavelli. The objective of this work is to demonstrate that the construction of the image of the prince acquires an essential role in the political theory of The Prince, and that Machiavelli advises the use of rhetorical devices for the conquest and maintenance of power. It starts from a historical context, approaching the humanist culture and the “mirrors of princes”. Then, we enter The Prince to deepen the construction of the image based on opinion, the consequences of hatred and contempt, and the complementarity of the ruse with the force, based on the metaphor of the lion and the fox. Finally, we analyze the examples of Savonarola and Cesare Borgia, to understand if there is some insufficiency of rhetoric and also to better understand the reputation and, finally, we face the vocabulary used by Machiavelli to refer to the construction of image, with an emphasis on the use of inganno and the influence of virtù.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMachiavelli, Niccolò, 1469-1527pt_BR
dc.subjectRhetoricsen
dc.subjectRetórica e Direitopt_BR
dc.subjectImageen
dc.subjectDeceiten
dc.subjectTeoria políticapt_BR
dc.subjectFilosofia políticapt_BR
dc.subjectVirtude (Filosofia)pt_BR
dc.titleO príncipe e a retórica : dimensão retórica na política de "O Príncipe", de Maquiavelpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001129279pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationFilosofia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record