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dc.contributor.authorMonteiro, Deyvid Alex de Bitencourtpt_BR
dc.contributor.authorMiron, Luciana Inês Gomespt_BR
dc.date.accessioned2021-07-30T04:36:35Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn2250-4206pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/224818pt_BR
dc.description.abstractAvaliações Pós–Ocupação têm sido desenvolvidas buscando investigar a qualidade do produto habitação de interesse social que está sendo entregue aos usuários. A análise do número de avaliações desenvolvidas no meio acadêmico e a verificação dos problemas identificados ao longo dos anos têm evidenciado que as informações obtidas por meio dessas avaliações não estão sendo devidamente consideradas para melhoria de futuros empreendimentos habitacionais de interesse social. Nesse contexto, a área de marketing tem sido identificada com potencial para subsidiar melhorias no processo de desenvolvimento das APOs por meio da abordagem dos conceitos de satisfação e de retenção (ou permanência). O principal objetivo desta pesquisa é propor contribuições para Avaliação Pós– Ocupação (APO) em empreendimentos habitacionais de interesse social (EHIS), a partir da análise conjunta da satisfação e da retenção dos usuários (moradores). A população–alvo desta pesquisa faz parte do empreendimento habitacional de interesse social Bela Vista pertencente ao Programa Integrado Entrada da Cidade (PIEC), em Porto Alegre/RS. O processo de pesquisa envolveu a construção do questionário, planejamento amostral, coleta e análise de dados. A principal contribuição desta pesquisa está relacionada à abordagem conjunta de tais conceitos, o que permitiu uma compreensão mais aprofundada acerca da percepção dos usuários. Ainda, os resultados aqui apontados, permitiram evidenciar a clara relação entre os conceitos de satisfação e de retenção (ou permanência) dos usuários de empreendimentos habitacionais de interesse social.pt_BR
dc.description.abstractPost–Occupancy Evaluation have been developed seeking to investigate the quality of the housing product of social interest that is being delivered to users. The analysis of the number of evaluations carried out in the academic environment and the verification of the problems identified over the years have shown that the information obtained through these assessments is not being properly considered for the improvement of future housing projects of social interest. In this context, the marketing area has been identified with the potential to subsidize improvements in the process of developing the APOs by approaching the concepts of satisfaction and retention (or permanence). The main objective of this research is to propose contributions to Post–Occupancy Evaluation (APO) in Housing Projects of Social Interest (EHIS in Portuguese), based on a joint analysis of the satisfaction and retention of users (residents). The target population of this research is part of the Bela Vista social interest housing project belonging to the Integrated City Entrance Program (PIEC in Portuguese), in Porto Alegre / RS. The research process involved the construction of the questionnaire, sample planning, data collection and analysis. The main contribution of this research is related to the joint approach of such concepts, which allowed a deeper understanding about the users' perception. Moreover, the results indicated the clear relationship between the concepts of satisfaction and retention (or permanence) of users´ housing social.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofArquisur revista. Argentina. n. 12 (2017), p. 90-109pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPost-occupancy evaluationen
dc.subjectAvaliação pós-ocupaçãopt_BR
dc.subjectPercepção do usuáriopt_BR
dc.subjectPerceptionen
dc.subjectHabitação socialpt_BR
dc.subjectUsersen
dc.subjectSocial housingen
dc.titleContribuições para avaliação pós-ocupação : uma abordagem por meio da percepção de usuários de empreendimentos habitacionais de interesse socialpt_BR
dc.title.alternativeContributions for post–occupation evaluation : an approach through the users perception of social housingen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001056899pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


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