Pedagogia da realidade e educação matemática : entre as docências escrava e nobre
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Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta tese trata das docências. Com a filosofia de Friedrich Nietzsche, problematizam-se os valores que produzem as tipologias humanas escrava e nobre e que, ao mesmo tempo, são por elas produzidos. Enquanto a nobreza é condição para a criação de valores (singularidades), a baixeza torna-se impulso ao assujeitamento. A partir da existência de uma Pedagogia da Realidade, que gera um entendimento discursivo acerca do que seja o uso da realidade no ensino, mostram-se algumas condições para cunhar a ...
Esta tese trata das docências. Com a filosofia de Friedrich Nietzsche, problematizam-se os valores que produzem as tipologias humanas escrava e nobre e que, ao mesmo tempo, são por elas produzidos. Enquanto a nobreza é condição para a criação de valores (singularidades), a baixeza torna-se impulso ao assujeitamento. A partir da existência de uma Pedagogia da Realidade, que gera um entendimento discursivo acerca do que seja o uso da realidade no ensino, mostram-se algumas condições para cunhar as docências escrava e nobre. Para isso, utilizam-se o procedimento genealógico e a escrita aforística, entendida, com Nietzsche, como um modo de ler criativo. Na leitura que digere, criam-se condições para transvalorar. Defende-se as docências como espaço-tempo não vazio, atividade humana, forma de vida. Ao viver entre pó de giz, torna-se à discussão das docências entre baixezas e nobrezas. A aula, a pesquisa e a etnomatemática são tomadas como condições às docências escrava e nobre. Frente a isso, sustenta-se a Pedagogia da Realidade enquanto modo de interpretar, perspectivar os valores das docências contemporâneas. Atentos ao que as forças querem e a vontade de potência pode, tomam-se as docências que estão entre baixezas e nobrezas; as quais se correlacionam, evidenciando que não se pode estar em lugares absolutos (vil ou nobre), mas entre; no caminho movediço de constituir as docências em meio ao pó de giz, com aula, com pesquisa; ao viver em aula e pesquisa e giz e... ...
Abstract
This thesis deals with teaching. With the philosophy of Friedrich Nietzsche, the values that produce the slave and noble human typologies are problematized and that, at the same time, are produced by them. While nobility is a condition for creation of values (singularities), baseness becomes an impulse to subjugation. From the existence of a Pedagogy of Reality, which generates a discursive understanding about what the use of reality is in teaching, some conditions are shown for coining slave a ...
This thesis deals with teaching. With the philosophy of Friedrich Nietzsche, the values that produce the slave and noble human typologies are problematized and that, at the same time, are produced by them. While nobility is a condition for creation of values (singularities), baseness becomes an impulse to subjugation. From the existence of a Pedagogy of Reality, which generates a discursive understanding about what the use of reality is in teaching, some conditions are shown for coining slave and noble teaching. For this, genealogical procedure and aphoristic writing, understood, with Nietzsche, are used as a creative way of reading. In the digestive reading, conditions are created to transvalue. Teachers are defended as non empty space-time, human activity, life form. When living among chalk dust, it becomes the discussion of teaching between baseness and nobility. Class, research and ethnomathematics are taken as conditions for slave and noble teaching. In view of this, Pedagogy of Reality is maintained as a way of interpreting, viewing the values of contemporary teaching. Attentive to what the forces want and the will to power can, take the professions that are between baseness and nobility; which correlate, showing that one cannot be is absolute places (vile or noble), but between, in the quick way of constituting teaching in the dust of chalk, with class, with research; while living in class and research and chalk and... ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Coleções
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Multidisciplinar (2573)
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