Laboratório do vivido : a experiência teatral em grupo, ateliê Fan Al-Hayat (A arte da vida)
dc.contributor.author | Mamdoh, Samir Reyad | pt_BR |
dc.contributor.author | Massa, Clovis Dias | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-27T04:33:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1519-275X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/224567 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa se propõe a estudar uma experiência teatral conduzida em grupo para explorar as potencialidades do trabalho teatral. Foi estabelecido um protocolo de trabalho: treinamentos visando trabalhar as posições dinâmicas, o contacto e a plasticidade corporal, e preparação para o jogo teatral, conduzido com o objetivo de estabelecer um distância entre os atores e os acontecimentos que os afetam, a fim de superá-los. A ação teatral foi fonte de descoberta, de trabalho sobre si, um meio eficaz de ajudá-los a se libertar, a compartilhar seus sentimentos, a controlar sua fragilidade, recuperando uma capacidade de agir até então ignorada. Eles se reconstruíram, reencontrando a autoconfiança e se reapropriando de outras habilidades e outras atitudes. É um caminho que pode levar à resiliência. Nosso estudo empírico combina duas dimensões intrínsecas: a teoria, permitindo-nos pensar sobre nossa abordagem e incluí-la em um processo reflexivo; e a prática que nos oferece a possibilidade de realizar em cena a experiência de trabalhar sobre si, na exploração dos obstáculos e das inibições pessoais. | pt_BR |
dc.description.abstract | Cette recherche propose d’étudier une expérience théâtrale menée en groupe pour explorer les potentialités du travail théâtral. Un protocole de travail a été mis en place : trainings visant à travailler sur les positions dynamiques, le contact et la plasticité du corps, et préparation au jeu théâtral, mené dans le but d’établir une distance entre les comédiens et les événements qui les ont traumatisés afin de les dépasser. L’action théâtrale a été source de découverte, de travail sur soi, un moyen efficace pour les aider à se libérer, à partager leurs sentiments, à maîtriser leur fragilité en retrouvant une capacité à agir jusqu’à présent ignorée. Ils se sont reconstruits, en retrouvant confiance en eux et en se réappropriant d’autres aptitudes et d’autres attitudes. C’est une voie qui peut mener à la résilience. Notre étude empirique allie deux dimensions intrinsèques : la théorie, permettant de penser notre démarche et de l’inscrire dans un processus réflexif ; et la pratique qui nous offre la possibilité de réaliser sur scène l’expérience d’un travail sur soi, sur l’exploration des obstacles et des inhibitions personnelles. | fr |
dc.description.abstract | This research proposes to study a theatrical experience conducted in a group to explore the potential of theatrical work. A working protocol was established: training to work on dynamic positions, contact and body plasticity, and preparation for the theatrical game, conducted with the aim of establishing the distance between the actors and the events that affect them, in order to overcome them. Theatrical action was a source of discovery, of working on oneself, an effective means of helping them to be free, sharing their feelings, controlling their fragility, recovering an ability to act until then ignored. They rebuilt themselves, finding self-confidence and re-appropriating other skills and attitudes. It is a path that can lead to resilience. Our empirical study combines two intrinsic dimensions: theory, allowing us to think about our approach and include it in a reflective process; and the practice that offers us the possibility to carry out an experience of working on the stage, in the exploration of personal goals and inhibitions. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cena. N. 33 (jan./abril 2021), p. 124-129, 118-123 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Resiliência | pt_BR |
dc.subject | Résilience | fr |
dc.subject | Reviviscence | fr |
dc.subject | Criação coletiva | pt_BR |
dc.subject | Potentialités théâtrales | fr |
dc.subject | Experiência (Teatro) | pt_BR |
dc.subject | Création collective | fr |
dc.subject | Expérience scénique | fr |
dc.subject | Revival | en |
dc.subject | Theatrical potentials | en |
dc.subject | Collective creation | en |
dc.subject | Resilience | en |
dc.title | Laboratório do vivido : a experiência teatral em grupo, ateliê Fan Al-Hayat (A arte da vida) | pt_BR |
dc.title.alternative | Laboratoire du vécu : l’expérience théâtrale en groupe, atelier Fan Al-Hayat (l’Art de la vie) | fr |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001128925 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40090)