A adoção da Cartilha Maternal na instrução pública gaúcha
dc.contributor.author | Trindade, Iole Maria Faviero | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-22T04:35:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1414-3518 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/224314 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo objetiva analisar a adoção da CartUha maternal, de autoria do poeta português João de Deus, attavés do exame dos relatórios da Instrução Pública produzidos entre o final do século XIX e início do século XX (1890-1930) no Rio Grande do Sul. Esses relatórios apresentam a Carrilha maternal como o livro por excellencia dos meninos da escola, a partir do entendimento de que a mesma satisfaz as exigências do ensino, de acordo com as doutrinas da época. Cabe observar que tal análise terá como referência os Estudos Culturais e as contribuições da análise pós-estruturalista de Foucault, que enfatiza o caráter construtivo da linguagem. A adoção dessa cartilha e de outtas adotadas na época, visibiliza a diversidade de doutrinas e métodos, bem como a aspiração por urna orientação pedagÓgica moderna, com a escola pública se inserindo no projeto político do governo republicano gaúcho. Palavras-chave: cartilhas, discursos e Estudos Culturais. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aim at analizing the adoption of Maternal primer, written by the Portuguese poet João de Deus, through the investigation of Public Education reports IDade at the end of the XIX century and beginning of the XX century (1890-1930) in Rio Grande do Sul. Those reports present the Maternal primer as a book 01 excellance 01 the schaol's boys, based on the awareness that it accomplishes the teaehing demands, according to that time ideology. It is important to point out that this analysis will mak:e reference to the Cultural Studies and the contribuions of Foucault's post-structuralist analysis, which emphasises the constructive feature af the language. The adoption of the Primer and other ones that were used at that time, show both the deversity of ideologies and methods and target an updated pedagogical orientation, having the public school taking part into the political project of the gaucho' s republican government. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | História da Educação. Pelotas, RS. Vol. 6, n. 12 (set. 2002), p. 67-86 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Primers | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Discourses and cultural studies | en |
dc.subject | Cartilha | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | História da educação | pt_BR |
dc.subject | Estudos culturais | pt_BR |
dc.subject | Deus, João de, 1830-1896 | pt_BR |
dc.title | A adoção da Cartilha Maternal na instrução pública gaúcha | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000385734 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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