Nos retalhos da vida: a trilha de uma mulher negra na Pedagogia/UFRGS - estudo de caso
Visualizar/abrir
Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa contribuir para o diálogo da permanência e resistência na Universidade Pública na ótica da mulher negra. Este trabalho tem como objetivo analisar (por meio de retalhos) de memórias e recordações da trajetória escolar; e responder à questão: como a mulher negra permanece e resiste no ensino superior? A partir das memórias/fragmentos aqui exposto da infância ao início da vida adulta; as narrativas favorecem os processos de autoconhecimento, afirmação ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa contribuir para o diálogo da permanência e resistência na Universidade Pública na ótica da mulher negra. Este trabalho tem como objetivo analisar (por meio de retalhos) de memórias e recordações da trajetória escolar; e responder à questão: como a mulher negra permanece e resiste no ensino superior? A partir das memórias/fragmentos aqui exposto da infância ao início da vida adulta; as narrativas favorecem os processos de autoconhecimento, afirmação e representatividade. Para isso, o estudo com metodologia qualitativa e a análise de dados do IBGE e CAF-UFRGS e faz a interlocução teórica com as obras de GOMES (2003,2012 e 2017), SANSONE (2003) e HOOKS (2017). Este trabalho de conclusão não responde completamente, mas sugere (ou, indica, sinaliza ou...): que a identidade negra, a construção do sujeito social não se faz apenas nos espaços educativos formais, mas nos espaços públicos da política, nos movimentos sociais. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1398)
Este item está licenciado na Creative Commons License