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dc.contributor.advisorAbreu Filho, Silvio Belmonte dept_BR
dc.contributor.authorLoder, Luiza Ludwigpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-21T04:24:21Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/224292pt_BR
dc.description.abstractA proposta deste trabalho consiste na reflexão acerca da análise tipo-morfológica de arquiteturas caracterizadas por conter um espaço vazio interior de grandes proporções, como átrios ou pátios, e de que maneira podemos melhor compreendê-los. Sabe-se que atinente ao tema da morfologia e da análise espacial há o entendimento de muitos autores consagrados da história e crítica da arquitetura de que o objeto arquitetônico é pensado, projetado e analisado a partir ponto de vista do volume cheio, da composição por adição com subtração como resíduo, restando um vazio interior desta operação, tal visão compõe-se um status quo da questão. Essa compreensão da composição nos faz questionar em até que ponto esta análise da forma não poderia ser produzida a partir do conceito de vazio-protagonista. O conceito proposto embasa-se em arquiteturas compostas por um grande espaço interior que prevalece nas relações de hierarquia entre os demais espaços construídos sendo o espaço articulador de toda a composição. Deste modo, esta tese propõe-se a compilar, relacionar e analisar criticamente os vazios arquitetônicos de grande volume, dimensão e escala relativa ao todo do edifício. Os nove estudos de caso propostos abordam as tipologias arquitetônicas de átrio e pátio selecionadas no âmbito de Porto Alegre entre os séculos XX e XXI. Nesse contexto, a arquitetura do ecletismo é representada pelo trio: Correios e Telégrafos (1913 – Memorial do Rio Grande do Sul), Delegacia Fiscal - atual MARGS (1916), Banco Nacional do Comércio (1931 – Santander Cultural). Já o trio de arquiteturas modernas portoalegrenses em análise são: Magazine Mesbla (1950– IFRS-Campus Porto Alegre, Banco da Província - Agência Centenária (1958 – Banco Santander) e Palácio da Justiça de Porto Alegre (1968). E finalmente, há a análise da arquitetura modernista contemporânea através das obras: Faculdades de Arquitetura Ritter dos Reis - Prédio Arquitetura (1986), Faculdades FAPA - Prédio 04 (2007) e Museu Fundação Iberê Camargo (2008). Tais obras representam de certa forma o momento econômico, social e cultural da capital gaúcha, além de serem importantes referêcias das características de tecnologia construtiva, gabarito e uso no âmbito da história da arquitetura gaúcha. A metodologia de análise adotada buscou compatibilizar disciplina (teoria) e realidade (praxis) através de um detalhado estudo bibliográfico comparativo e a prática do redesenho dos edifícios de estudo de caso, produzindo dessas comparações a síntese de resultados. De modo geral, o vazio interior de grandes proporções coloca-se como protagonista das arquiteturas produzidas desde o início do século XX em Porto Alegre e ainda se faz presente contemporaneamente na iconografia da arquitetura da cidade de uma sociedade ávida pelo espetáculo que os vazios proporcionam e ao mesmo tempo pela limpeza visual que impacta e organiza espaços. Há também uma contínua presença de vazios interiores dessa natureza na história da capital gaúcha, que associado à forma e à escala torna a escolha desse tema atual, instigante e inédito na bibliografia no âmbito dos nove estudo de caso de Porto Alegre.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to reflect on the type-morphological analysis of architectures characterized by containing a large interior empty space, such as atriums or courtyards, and how we can better understand them. Concerning the subject of morphology and spatial analysis, it is known that many well-known authors of the history and critique of architecture understand that the architectural object is thought, designed and analyzed from the point of view of full volume, composition by addition. with subtraction as residue, leaving an inner void of this operation is a status quo of the matter. This understanding of composition makes us question to what extent this analysis of form could not be produced from the concept of void-protagonist. Such The proposed concept is based on architectures composed of a large interior space that prevails in the hierarchical relations between the other built spaces and the articulating space of the whole composition. Thus, this thesis proposes to compile, relate and critically analyze the architectural voids of great size, dimension and scale in front of the whole of the building. The nine case studies proposed selected within Porto Alegre between the twentieth and twenty-first century. In this context, the architecture of eclecticism is represented by the trio: Correios e Telégrafos (1913 – Memorial do Rio Grande do Sul), Delegacia Fiscal - atual MARGS (1916) and Banco Nacional do Comércio (1931 – Santander Cultural). Already the trio of modern Porto Alegre’s architectures under review are: Magazine Mesbla (1950– IFRS-Campus Porto Alegre), Banco da Província - Agência Centenária (1958 – Banco Santander) and Palácio da Justiça de Porto Alegre (1968). And finally, there is the analysis of contemporary architecture through the works: Faculdades de Arquitetura Ritter dos Reis - Prédio Arquitetura (1986), Faculdades FAPA - Prédio 04 (2007) and Museu Fundação Iberê Camargo (2008). Such works represent in a certain way the economic, social and cultural moment of the capital of Rio Grande do Sul, besides being important representatives of the characteristics of constructive technology, high and use of these buildings in the history of Rio Grande do Sul’s architecture. Such works represent in a way the economic, social and cultural moment of the capital of Rio Grande do Sul, in addition to being important references of the characteristics of constructive technology, feedback and use in the context of the history of Rio Grande do Sul architecture. The adopted analysis methodology sought to make discipline (theory) and reality (praxis) compatible through a detailed comparative bibliographic study and the practice of redesigning the case study buildings, producing from these comparisons the synthesis of results. In general, the interior void of great proportions stands out as the protagonist of the architectures produced since the beginning of the 20th century in Porto Alegre and is still present at the same time in the iconography of the city architecture. There is also a continuous presence of intner voids of this nature in the history of the capital of Rio Grande do Sul, which, associated with form and scale, makes the choice of this subject current, exciting and unprecedented topic in the bibliography within these nine case study architecture in Porto Alegre.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInner void in Architectureen
dc.subjectArquitetura : Porto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectPorto Alegre’s architectureen
dc.subjectAtriumen
dc.subjectProtagonismen
dc.titleVazio interior e arquitetura : o protagonismo do não-construído como estratégia de projeto nos grandes átrios de Porto Alegrept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001128704pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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