Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorRocha, Fernanda Marília Gomes dapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Vera Lucia Bertoni dospt_BR
dc.date.accessioned2021-07-21T04:24:17Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1519-275Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/224286pt_BR
dc.description.abstractO texto apresenta reflexões constitutivas de uma pesquisa envolvendo processos de encenação teatral na Educação Básica, que teve por base empírica uma experiência pedagógica desenvolvida na disciplina de Arte-Teatro junto a jovens estudantes do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Estadual do Rio Grande do Sul, configurada como pesquisa-ação e desenvolvida a partir de projetos de encenação teatral propostos em sala de aula. Dentre os subsídios às reflexões sobre a experiência pedagógica e artística vivenciadas nesses processos, destacam-se alguns aspectos do fazer teatral no ambiente escolar, tais como: as relações entre processo e produto na construção de conhecimento em teatro; a perspectiva de compartilhamento da criação artística como inerente à prática teatral; e o caráter eminentemente investigativo da criação em teatro, que se relaciona à sua condição experimental. A reflexão constitui-se a partir de referenciais do campo da Pedagogia das Artes Cênicas, tais como, Koudela e Almeida Junior (2015), Mendonça (2013), Desgranges (2012) e Pupo (2009), dentre outros, dos Estudos Teatrais, como Dubatti (2003) e da Educação, como Becker (2017). A perspectiva do texto é refletir sobre a presença do teatro na educação escolar de maneira a aproximar a sua prática das formas cênicas proliferadas na atualidade.pt_BR
dc.description.abstractThis text presents the outcomes of a research invol ving theatrical staging processes in Basic Education. Its empirically based on a pedagogical experience developed in an Art-Theater course with elementary school students in the state of Rio Grande do Sul, Brazil, configured as an action research and developed from theatrical staging projects proposed during the classes. As points of departures for a reflection on the pedagogical and artistic experiences of these processes, certain aspects of theater-making in the school environment are highlighted, namely: the relations between process and product in the construc tion of the theatrical knowledge; the idea of sharing artistic creation as inherent in the theatrical practice; and the eminently investigative aspect of theater creation - which is related to its experimental condition. The reflection is based on references from the field of Performing Pedagogy, such as Koudela and Almeida Junior (2015), Mendonça (2013), Desgranges (2012) and Pupo (2009) - among others authors within the field of Theater Studies, as Dubatti (2003), and authors within the field of Education, as Becker (2017). The aim of the present text is to ponder on the pre sence of theater in school education in order to bring its practice closer to scenic forms reproduced today.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCena. Porto Alegre. Vol. 34 (maio/ago. 2021), p. 109-118pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArtes cênicaspt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.titleTeatro no contexto escolar : para uma prática investigativa, experimental e compartilhadapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001127406pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem