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dc.contributor.authorGomes, Rafael Peduzzipt_BR
dc.contributor.authorSteffen, Cesarpt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Vinicius Gadispt_BR
dc.contributor.authorCorrêa, Ygorpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-17T04:44:42Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn0102-4264pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/224130pt_BR
dc.description.abstractO termo retrô surgiu no século XX, sendo hoje possivelmente banalizado como estilo gráfico, então, este estudo visa a compreender o conceito de retrô enquanto fenômeno no campo do design gráfico. Para tanto, são abordados aspectos formais e simbólicos do design gráfico, assim como investiga-se o retrô etimológica e historicamente. Adota-se a semiótica peirceana como base metodológica para analisar o conjunto de anúncios da campanha publicitária do evento MaxiMídia 2010. A partir da análise, inferiu-se que o retrô não trata apenas dos aspectos sígnicos de ícone e índice, associados a referências do passado, sendo interpretado apenas como símbolo. Nesse sentido, a campanha analisada, ao fazer uma reciclagem de estilos a partir da ironia e da nostalgia reflexiva, contempla algumas definições de retrô propostas pela literatura.pt_BR
dc.description.abstractThe term retro appeared in the twentieth century, and today is possibly banalized as a graphic style. In this study, it is intended to understand retro as a phenomenon, analyzing how it is presented in graphic design. For that, formal and symbolic aspects of graphic design are approached, and retro is etymologically and historically investigated. Peircean semiotics is used as a methodological basis for analyze the set of ads for the advertising campaign of the event MaxiMídia 2010. According to the analysis, the retro deals not only with the signic aspects of icon and index, with references to the past, but is only interpreted as a symbol. It was considered that the campaign, by doing a recycling of styles from the irony and reflective nostalgia, covers some definitions of retro proposed by the literature.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofActa semiotica et lingvistica [recurso eletrônico]. Vol. 23, n. 1 (2018), p. 63-78.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnálise semióticapt_BR
dc.subjectSemioticsen
dc.subjectGraphic designen
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectStyleen
dc.subjectAnúncio publicitáriopt_BR
dc.subjectRetroen
dc.subjectAdvertising campaignen
dc.titleUma análise semiótica do design gráfico retrô : os anúncios do evento “Maximídia 2010”pt_BR
dc.title.alternativeA semiotic analysis of the retro graphic design : the ads of the event “Maximídia 2010”en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001111294pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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