Correntes em convergência : a composição de ciclos de canções em diálogos espaço-temporais
Fecha
2021Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Os esforços para fortalecer o contato entre tradições musicais historicamente vistas como separadas (em especial as habitualmente chamadas música erudita e música popular) se mostram cada vez mais presentes nos séculos XX e XXI. A recepção da cultura musical popular nas instituições de ensino tem sido uma das responsáveis por aproximar as duas vertentes. Diante dessa riqueza de visões oferecidas atualmente, propõe-se uma pesquisa dos procedimentos composicionais vigentes em diferentes períodos ...
Os esforços para fortalecer o contato entre tradições musicais historicamente vistas como separadas (em especial as habitualmente chamadas música erudita e música popular) se mostram cada vez mais presentes nos séculos XX e XXI. A recepção da cultura musical popular nas instituições de ensino tem sido uma das responsáveis por aproximar as duas vertentes. Diante dessa riqueza de visões oferecidas atualmente, propõe-se uma pesquisa dos procedimentos composicionais vigentes em diferentes períodos históricos e pontos geográficos, bem como sua aplicação na escrita de um repertório em que as técnicas convergem, gerando um estilo híbrido entre música de concerto e música popular. A partir da seleção de poemas de Luís de Camões (1524 – 1580) e João da Cruz e Sousa (1861 – 1898) e da composição de dois ciclos de canções com os textos escolhidos, são discutidos os processos utilizados e seus efeitos nas composições, exemplificando possíveis estratégias composicionais a partir desse hibridismo. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Música: Habilitação em Música Popular: Bacharelado.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37364)Tesinas Música (193)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License