Ambiente para geração de questionários dinâmicos baseados em teoria da resposta ao item
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
An enviroment to Create and Manage Dynamic Questionnaires based on Item Response Theory
Assunto
Resumo
Avaliação educacional é um assunto recorrente no dia a dia dos professores e para isso existem diversas técnicas, como a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que considera parâmetros como a habilidade do estudante e a dificuldade da questão na hora da avaliação. Um problema que se quer confrontar com a TRI é a complexidade envolvida no processo de avaliação, pois ela utiliza modelos matemáticos para extrair o resultado desejado. Além disso, muitas vezes os professores sentem dificuldade em aprimor ...
Avaliação educacional é um assunto recorrente no dia a dia dos professores e para isso existem diversas técnicas, como a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que considera parâmetros como a habilidade do estudante e a dificuldade da questão na hora da avaliação. Um problema que se quer confrontar com a TRI é a complexidade envolvida no processo de avaliação, pois ela utiliza modelos matemáticos para extrair o resultado desejado. Além disso, muitas vezes os professores sentem dificuldade em aprimorar seus questionários, diminuindo o erro médio e adaptando-os ao conhecimento e habilidade de seus alunos. Este trabalho tem por objetivo fornecer uma ferramenta de geração de questionários utilizando modelo TRI, e tal ferramenta terá integração com outras plataformas, através de uma API REST, inicialmente com o ambiente Moodle. Para validação da ferramenta, serão extraídos e tratados dados do ambiente Moodle, e, após esses procedimentos, será gerado um modelo TRI. Serão extraídas 20 questões com respostas de verdadeiro ou falso. Para a aferição dos resultados, a ferramenta será utilizada em uma turma de um curso da Ciências da Computação cadastrada na plataforma Moodle. Este documento descreve de maneira detalhada os conceitos e fundamentos envolvidos, o desenvolvimento da ferramenta, um guia de uso, o processo de avaliação e seus resultados, finalizando com contribuições, limitações e trabalhos futuros. ...
Abstract
Educational assessment is a recurring subject in teachers’ daily lives. For this, several techniques, such as Item Response Theory (IRT), considers parameters such as the student’s ability and the difficulty of the question at the time of assessment. A problem that we want to confront with IRT is the complexity involved in the evaluation process, as it uses mathematical models to extract the desired result. In addition, teachers often find it challenging to improve their questionnaires, reduce ...
Educational assessment is a recurring subject in teachers’ daily lives. For this, several techniques, such as Item Response Theory (IRT), considers parameters such as the student’s ability and the difficulty of the question at the time of assessment. A problem that we want to confront with IRT is the complexity involved in the evaluation process, as it uses mathematical models to extract the desired result. In addition, teachers often find it challenging to improve their questionnaires, reduce their average error, and adapt them to their students’ knowledge and skills. In this sense, this work aims to provide a questionnaire generation tool using the TRI model. Such a tool will integrate with other platforms through a REST API, initially with the Moodle environment. Data from the Moodle environment will be extracted and processed to validate this tool, and after these procedures, it will generate a TRI model. The tool will be used in a class registered on the Moodle platform to measure its results. This document describes the concepts and fundamentals involved, the tool’s development, a usage guide, the evaluation process, and its results, ending with contributions, limitations, and future work. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Engenharia da Computação: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Ciência da Computação (1025)
Este item está licenciado na Creative Commons License